Textos para Reflexão

Clique nos títulos abaixo para ler os textos mais recentes.

Exibicionismo no Facebook

Um comentário sobre alguns usos equivocados do facebook e outras redes sociais, onde as pessoas pensam que elas servem mais para se mostrar do que para compartilhar coisas legais.

Saber perder, para saber ganhar

Sempre que algo dá errado pra nós e nos revoltamos, reclamamos, xingamos, achamos ruim, sentimos injustiça e tal tal tal, estamos comprovando com nossa reação exatamente porque tal coisa deu errado. É como a candidata a Miss Amazonas que arrancou a coroa da vencedora. Ao fazer isso, ela mostrou pra quem quisesse ver, e demonstrou […]

Eu não sei o que fazer da vida

Você também não sabe bem o que fazer da vida? Primeiramente, tranquilize-se, porque é certeza absoluta que você não está sozinho(a) nessa condição. Depois, dê uma lida nessas dicas para ver se você encontra um caminho.

O Sul é meu país

Entenda porque simpatizo com a ideia do Sul é meu País e veja ainda outros dois textos que tratam do assunto de forma bem precisa.

Inexplicavelmente

Eu já disse aos milhões Te amo muito Te amo demais Te amo loucamente Te amo intensamente Te amo gostosamente Te amo para sempre (!) Então chegou o fim Ou o que era pra ser fim MAS QUE NÃO ACABA! Não desata nosso amor nó Foi bom sim Mas apenas foi Não era pra ser […]

O amor como cura para a vida

Não é difícil enxergar que o amor em sua manifestação completa - através da presença, do companheirismo, de cuidados, atenção e afeto - entre pais e filhos é o único caminho para passarmos a plantar algo de bom que possamos colher no futuro.

Orla Fallon – Carrickfergus

Na interpretação de Orla Fallon, certamente em sua melhor versão, temos Carrickfergus, uma canção folk irlandesa. Uma belíssima canção, profunda e melodiosa, magnificamente cantada e tocada com harpa.

O tempo é o melhor remédio

Passamos a vida inteira como garimpeiros tentando encontrar o ouro que nos salvará da condição de miséria na qual nos encontramos. Passamos a vida inteira tentando encontrar a cura milagrosa e definitiva para nossa condição de miséria espiritual.

A vida real e a (não) vida virtual

Nesta semana, o cantor Zezé di Camargo anunciou que sairia do instagram. A galera da ~ internet ~ zoou geral, porque a postura do cantor no instagram às vezes aparentava arrogância. A própria frase “sou muito real para este mundo virtual” soou arrogante, ainda que verdadeira, porque a verdade manifestada, é mesmo arrogante e impiedosa. A […]

O rapto de Perséfone

O rapto de Perséfone, uma das cenas mais dramáticas da mitologia grega, demonstra que o amor romântico, possessivo e exclusivista, é muito anterior ao que os estudiosos contemporâneos afirmam.

Um 2015 de vitórias

Virada de Ano É legal estar em família e amigos. É legal comemorar e renovar votos de tempos melhores. Desejo de coração um ótimo 2015 para todos. Mas também vale lembrar que é só uma data sobre a qual costumamos dar muito mais ênfase e importância do que realmente tem, aliás, como fazemos com todas […]

Turismo em Santa Catarina – Vale a pena?

De modo geral, nós que residimos em cidades turísticas, entendemos a importância do turismo para a economia da região e tendemos a vê-lo com bons olhos. Mas de uns anos pra cá, esse excesso de turistas tem me dado um certo receio.

Meu pior presente de amigo-secreto

Ainda nesse clima natalino, lembrei do meu pior presente de amigo-secreto. Não foi um presente que eu tenha recebido, e sim, que eu dei… Na ocasião, eu tinha uns 9 anos de idade, ainda não manjava dos paranauê da vida. Era um amigo-secreto com a turma da minha sala de aula, 2ª ou 3ª série. Fui […]

Prefira um Natal Feliz

Já fiz de datas como o Natal de dias tristes, mas o tempo me mostrou que era eu que assim preferia ver. Agora tenho escolhido ver tudo diferente já desde alguns anos, e tudo tem sido muito bom.

The Cranberries

Lá pelos idos de 2000 a 2003 ouvia muito a banda The Cramberries. As músicas deles tem um quê melancólico com o qual sempre me identifiquei.

Jovem e linda – O Grande Gatsby

Ultimamente, praticamente não assisto mais filmes. Muito menos a ponto de revê-los. Mas eventualmente acontece de algum filme chamar mais atenção que o normal a ponto de me predispor a assisti-lo. Um desses filmes foi O Grande Gatsby, baseado num clássico da literatura americana do início do século passado, durante os famosos e incríveis Anos […]

Textos mais antigos:

Abaixo, sugestões de leitura entre as principais categorias deste site:

CRÔNICAS e POESIAS

Não adianta falar

Não adianta falar – Crônica Observando a noite na frente de casa, ouvia de longe algumas vozes [...]
Veja mais Clique e leia o texto completo

Clamejante olhar

De 20 de maio de 2001. *** As percepções de um momento Invadem-me o pensamento Aquele olhar estava s [...]
Veja mais Clique e leia o texto completo

Inexplicavelmente

Eu já disse aos milhões Te amo muito Te amo demais Te amo loucamente Te amo intensamente Te amo gost [...]
Veja mais Clique e leia o texto completo

Me diz por quê?

De 28 de janeiro de 2001. *** Porque tens o beijo mais indeciso? Olhando a distância questionador Na [...]
Veja mais Clique e leia o texto completo

Íntegra Tentação

De 27 de janeiro de 2000. *** As marcas de uma ousadia II À “cristã”… Sabes, és tentação, meu [...]
Veja mais Clique e leia o texto completo

Cine-Pipoca

Cine-Pipoca – Crônica Eu SEMPRE ESTRANHO MUITO o hábito de se comer pipoca no cinema. Claro qu [...]
Veja mais Clique e leia o texto completo

Ver todas as CRÔNICAS

Ver todas as POESIAS

AMOR e RELACIONAMENTOS

O amor romântico

Um trechinho peculiar desta página me chamou a atenção: O amor romântico é baseado na idealização e [...]
Veja mais Clique e leia o texto completo

Ver todos os textos sobre AMOR e RELACIONAMENTOS

VIDA e ESPIRITUALIDADE

Ver todos os textos sobre VIDA e ESPIRITUALIDADE

SUCESSO e FINANÇAS

Culpa e vitimismo

O vitimismo me causa aversão, mas compreendo, quem nunca se sentiu vítima de alguém ou alguma circun [...]
Veja mais Clique e leia o texto completo

Ver todos os textos sobre SUCESSO e FINANÇAS

CULTURA e SOCIEDADE

Maioridade Penal

Me pergunto em que mundo essas pessoas que são a favor da manutenção da maioridade penal em 18 anos [...]
Veja mais Clique e leia o texto completo

Mundo REAL

O nosso mundo real é, na verdade, bem tosco, grosseiro, rústico e impiedoso, onde, na natureza mais [...]
Veja mais Clique e leia o texto completo

Ver todos os textos sobre CULTURA e SOCIEDADE

Dicas de
LIVROS

Veja todas as resenhas de livros