A imagem abaixo é das muitas que vai circulando pela internet (como esta) equivocando boa parte dos já inexperientes garotos e garotas, adolescentes e também homens e mulheres adultos.

Lamento a disseminação Facebook afora desse tipo de material, que segue equivocando as mentes ingênuas – e ainda vazias – desses milhões de adolescentes com suas rasas noções de vida. Mensagens com conceitos irreais assim lhes custarão alguns anos de vida para perceber o erro e outros mais para corrigi-lo.

Eis uma grande mentira

Eis uma grande mentira

Os erros nesta imagem são tantos que fica até difícil começar.

Eu diria que o primeiro erro que se encontra na mensagem acima é a maldita generalização: Ali vemos claramente que existem APENAS dois tipos de mulheres e dois tipos de homens:

As mulheres se dividem em “garota qualquer” que gosta de festas, sacanagem e vida fácil, e a “garota certa” que é boazinha, decente e… sem graça.

Os homens estão divididos entre os “toscos” (naturalmente sem graça) que querem conquistar através de dinheiro e poder, e os “certinhos” que oferecem algumas posturas pessoais e morais desejáveis como maior diferencial.

O erro já está nessa divisão absolutamente generalista e equivocada, como se os seres humanos pudessem de fato ser divididos e classificados dessa forma precisamente simplista: os esculachados X os sérios.

Ora, me parece claro que até a “garota certa” não vê nada demais – muito pelo contrário – em se divertir (tomando até uns porres eventuais) e em curtir uma sacanagem dentro de quatro paredes, mesmo que jamais vá admitir. Enfim, em vivir la vida loca como um ser humano normal.

Assim como a “garota qualquer” no fundo também esteja buscando carinho, atenção e um pouco de segurança.

Também me parece evidente que o garoto “tosco” possa ter suas qualidades, como um bom caráter por exemplo, assim como seja natural ao garoto “bonzinho”, paciente e atencioso que queira conseguir o seu dinheiro para ser reconhecido nessa sociedade que, infelizmente ou não, adota esses valores materiais como critério de reconhecimento social.

A imagem acima tentou dividir o que está totalmente mesclado em nossos valores e comportamentos. Somos e temos um pouco de tudo aquilo ali.

A garota “certa” quer homens amáveis, pacientes, carinhosos, atenciosos, com caráter e , se possível, com carro, dinheiro e relativo prestígio social, porque sabe que o dinheiro é uma energia amoral que fortalece o amor, assim como o enfraquece quando este já é pouco.

E o homem “certo” também quer uma mulher amorosa e com caráter, que também saiba lutar pelo que quer – mesmo que tenha de usar a agressividade para isso – e que saiba curtir momentos de diversão e de prazer sem complexos de santinha.

Não seja sem graça

Pra finalizar, chamo a atenção para um grande equívoco que ainda permanece como senso comum em relação a “o que é ser legal”. Não se engane: As pessoas boazinhas e certinhas tendem a ser sem graça, não queira ser uma delas, peloamordedeus.

Veja bem se aquela sua característica que lhe ensinaram que é um defeito não é justamente o que lhe dá aquela apimentada em sua personalidade e se não é justamente o que lhe distingue dos demais.

Deus o(a) livre da perfeição. Cruz credo!!!

***

Veja também: Como (não) conquistar uma amiga – um comentário semelhante a este, sobre outra imagem que circula pelas interwebs.