Eu não acredito que as urnas foram fraudadas.
Podem ter sido, mas não acredito nisso.
Ainda assim, creio que a eleição do Lula não é de todo legítima.
Mas por outros motivos, os quais destaco a seguir:
(I)legitimidade jurídica
O primeiro motivo pelo qual não acho que a eleição do Lula é legítima é este:
Uma investigação criminal gigantesca – a Lava Jato – envolvendo PF, MPF, PGR e JF, dezenas de réus confessos, materialidade comprovada em bilhões recuperados com acordos judiciais; um impeachment com flagrante crime de fraude nos resultados fiscais e no orçamento público que levou o país a total descredibilização das suas contas públicas, com apoio popular, que teve o rito definido e referendado pelo STF, com amplíssimo direito de defesa e legitimado pela Câmara e pelo Senado;
Uma prisão de Lula baseada num conjunto probatório robusto que foi ratificada por unanimidade por outros dois tribunais superiores, totalizando a análise de 9 juízes diferentes, inclusive tendo a pena aumentada durante a revisão do mérito e avalizada pelo superior tribunal de justiça, num processo totalmente transparente, amplamente escrutinado, comprovado e legitimado por todos.
Então a Suprema Corte decidiu ANULAR todo esse processo LEGÍTIMO E RATIFICADO POR ELA MESMA até então, por um casuísmo, uma questão de CEP, completando o pacote com a elegibilidade do sujeito que até então estava preso.
Uma anulação que repercutiu em todos os outros julgamentos de réus confessos que firmaram acordos para devolverem bilhões de reais aos cofres públicos e delatarem outros criminosos que também confessaram seus crimes e foram julgados por eles.
(Depois é o Bolsonaro que fala em desacreditar as instituições)
Pobreza e Desinformação
O segundo motivo pelo qual vejo a eleição de Lula deslegitimada é este:
Lula é um mito na nossa política. Um mito vivo. O nordestino tem carinho por ele, sente-se representado por ele.
Questões técnicas de economia ou legislação, ou questões jurídicas e de corrupção, ou questões ideológicas de comunismo x capitalismo pouco importam àquele povo do norte.
Um povo numeroso, maravilhoso em muitos aspectos, mas que vive numa região sabidamente pobre, com altos índices de analfabetismo, e baixos índices de IDH.
Ninguém precisa de fraude quando se tem um povo refém do analfabetismo e da desinformação.
Grupos de Interesses
Não bastasse uma descondenação bizarra, e um povo simplório e manipulável, temos o que considero pior:
O voto ideológico da classe média intelectual do sul/sudeste, composta por funcionários públicos, jornalistas, artistas e acadêmicos dos muitos cursos de ciências humanas e sociais das Universidades, com ampla influência justamente na mentalidade do povo pobre, inculto e desinformado.
E aqui temos um PROBLEMÃO! …que gira em torno da psicologia humana, da sua cognição, e dessa ilha que é seu entendimento de mundo cercada pelo oceano da ignorância.
Toda a ideologia progressista é uma IMENSA FAKE-NEWS!
E a coisa chegou a níveis incontornáveis, chegamos a um ponto sem volta, porque temos a mídia, a imprensa e as universidades inteiramente tomadas pela ideologia. Eles realmente acreditam que a ideologia é capaz de melhorar o mundo, e ficam martelando isso na cabeça do povão 24 horas por dia.
Todo esse povão que citei, simplório e manipulável, mal sabe ler, se sabe ler, não sabe entender o que leu, não tem bases científicas, não tem critérios de ceticismo, acredita em qualquer coisa que lhe diga. Pega esse povo que não lê, que não estuda, que não se esclarece, e que o que sabe do mundo sabe através da mídia, e some com essa mídia/academia militantes e corruptas, e o estrago está feito.
Uma imensa massa de manobra, a serviço da ideologia.
Já falei sobre isso aqui:
Nada foi como disseram que foi
As Pessoas Querem Ser Enganadas
Narrativas
As pessoas em geral não leem livros, mal leem reportagens inteiras de jornais. O cidadão médio conhece o mundo através do pouco que aprendeu na escola, de sua própria experiência de vida (normalmente bem restrita e limitada) e principalmente, conhece o mundo através do que vê em jornais, documentários e mídias digitais em geral, as quais são um antro de fake-news.
Com uma mídia ideologizada pelo progressismo social martelando diariamente na cabeça vazia do povo seus juízos e ditames, teremos um povo que passa a entender o mundo de acordo com o que “aprendeu”.
E que decide seu voto sob uma visão de mundo inteiramente artificial e deturpada.
Jovens
Eu tenho medo dos jovens. O jovem não tem noção de nada, e acha que sabe tudo. Não arruma o próprio quarto, mas tem convicção que sabe o que deve ser feito para consertar o mundo.
E o jovem está absolutamente contaminado pela ideologia progressista.
Esse tweet acima é de uma jovem. Ele mostra tantos absurdos que mal sei por onde começar.
Preso é gente? É!!! É gente que rouba, estupra, mata, aterroriza as pessoas.
É bem normal sentir rejeição por esse tipo de pessoa, e, numa eleição, sentir asco pelo candidato que eles escolhem.
O argumento dela é o goleiro Bruno, que supostamente apoiou Bolsonaro.
Sim, 4 a cada 5 dá 80%. Significa que uns 20% dos presidiários votaram no Bolsonaro. Isso não muda o fato de que 80% dos presidiários votaram no Lula, ampla maioria.
A jovem ali em cima disse que não entende a lógica. É hilário.
Se esquerdista entendesse de lógica e matemática, não seria esquerdista.
Antibolsonarismo Patológico
Bolsonaro não é fácil, eu sei. Passou 4 anos atacando verbalmente qualquer um que lhe questionasse, desde jornalistas até figuras importantes da política e do judiciário – de forma nominal. Passou 4 anos falando as mais diversas bobagens pra quem quisesse ouvir no cercadinho, uma super produção de farto material para a oposição. Passou 4 anos fazendo bravatas irresponsáveis sobre extinção de STF, golpes e etc. Embora com a louvável intenção de preservar a economia, acabou lidando com a pandemia de forma leviana e imprópria.
É óbvio que muita gente pegou nojo do homem. Bolsonaro deixou essas pessoas politicamente doentes, a ponto de considerarem um problema menor recolocar no poder um partido responsável por seguidos escândalos de corrupção.
Eu nunca considerei esta possibilidade, porque entendo que, se Bolsonaro falhou – por exemplo – na saúde, os desvios do PT também mataram muita gente na medida em que os 242 bilhões não chegavam a quem precisava.
Quantas pessoas a corrupção do PT matou em 13 anos? Só Deus sabe.
Comemorar o quê?
Este povo aqui do sul que estourou fogos durante a vitória do Lula, na verdade não tem muito o que comemorar.
Tem até de se envergonhar.
Porque quem elegeu o homem foi uma massa de pessoas alienadas dos processos técnicos, econômicos e jurídicos do país, todos escravizados por narrativas incongruentes com a realidade, seja por subcondições de vida, no caso da massa de pessoas pobres deste país, seja por interesses pessoais e contaminação ideológica, no caso da classe média alta, cuja maior fonte de informação são as notícias extremamente parciais da Rede Globo.
Inclusive presidiários.
a vergonha e coincidência que eh presidiários comemorarem a vitória do atual presidente.. pic.twitter.com/G2RfczBIIr
— Julia Pires Perez (@juupiiress) October 30, 2022
A classe média alta do sul que votou com nojinho do Bolsonaro se rebaixou a um nível de gente com o qual eles não aguentariam ficar juntos por uma hora.
Legítimo?
O processo eleitoral em si foi legítimo? Foi.
Foi um resultado a se respeitar?
Bem difícil.
Novos Comentários Encerrados
Devido à mudança de hábitos das pessoas ao não comentarem mais em blogs, e ao excesso de spams, optei por encerrar definitivamente o espaço para novos comentários neste site.
Muito Obrigado a cada um que nestes 15 anos de site deixou um pouquinho de si por aqui ;)