Texto de 14 de Agosto de 2008 – Atualizado em 31/03/2019.

Por que a Lei da Atração não funciona?

Quanto mais rezo

Quanto mais rezo

Como você leitor(a) já sabe através dos meus textos, sou muito interessado nesse conhecimento iluminador que se refere ao poder do pensamento positivo, ou poder da fé, ou ainda, lei da atração, já que são nomes diversos para o mesmo fenômeno espiritual.

Me interesso muito em como podemos mudar nosso padrão de vivências através da utilização adequada dessas “ferramentas para a vida”, que é o modo como considero estes conhecimentos citados.

Mas em certas circunstâncias é nítido que quanto mais nos concentramos em bons pensamentos e vibrações, mais fatos negativos nos perturbam a paz.

Aqui e ali observo fatos que inevitavelmente me remetem àquela frase popular que diz que “Quanto mais se reza, mais assombração aparece“.

Por que será que isso acontece?

Acredito numa possibilidade que pode ser entendida lendo-se o trecho do livro Ask and It Is Given dos Abraham-Hicks traduzido por Claudia Giovani, abaixo:

Cada pensamento vibra, cada pensamento irradia um sinal, e cada pensamento atrai um sinal de volta que combine com ele. Chamamos a este processo de Lei da Atração.

A Lei da Atração reza: Semelhante atrai semelhante. Assim, você pode ver a Lei da Atração como um Diretor Universal que cuida para que todos os pensamentos que combinam entre si se alinhem…

…Para O Que Você Está Dando Sua Atenção?

Sempre que está dando atenção a alguma coisa você está emitindo uma vibração, e a vibração que emite é o mesmo que pedir por algo, que é igual ao seu ponto de atração.

Se há alguma coisa que deseja que não tem agora, você só precisa colocar sua atenção nisto e, pela Lei da Atração, isto que deseja virá a você, porque ao pensar nesta coisa ou ao experimentar seu desejo, você emite uma vibração, então, pela Lei, esta coisa ou experiência deve vir para você.

Entretanto, se existe alguma coisa que você queira que ainda não tem, e você colocar sua atenção em seu atual estado de NÃO TER o que deseja, então a Lei da Atração continuará a combinar com a vibração de não ter o que deseja, e você continuará não tendo o que deseja. Esta é a Lei.

Ou seja, se você tenta manter pensamentos positivos em sua mente, ao longo de seus dias, porém MOTIVADO por uma SENSAÇÃO de FALTA, de INCOMPLETUDE, enfim, a sua vibração será esta: de Falta e de Incompletude e serão essas situações que você vai atrair. Então de pouco adianta fazer suas orações ou manter seus pensamentos positivos sempre que você sente a falta do que está pedindo ou almejando.

É como eu já procurei esclarecer aqui e aqui. Se você quer realmente atrair coisas boas, é preciso SENTIR-SE bem. Sentir-se COMO SE o desejo já estivesse manifestado. Agradecer pelo seu pedido, COMO SE já o tivesse obtido. Fé é isso, é viver COMO SE nossas intenções já fossem reais. O pensamento positivo não promove nenhuma manifestação por si mesmo, porque não somos apenas uma mente. Somos CORPO e MENTE e um é consequência do outro, e um influencia o outro.

É preciso INCORPORAR a situação positiva, e não mantê-la apenas na cabeça. Do contrário é melhor não fazer nem pensar em nada, porque poderemos realmente nos deparar com assombrações.

Veja também: Por que a lei da atração não funciona comigo?

Atualização do texto em 31 de Março de 2019:

Minhas experiências sobre esta realidade

O professor Hélio Couto possui um tipo de serviço que se chama Ressonância Harmônica. Eu não sei a fundo do que se trata esse serviço, mas soube através de alguns vídeos que esta ressonância tende a fazer surgir na vida da pessoa alguns eventos “negativos” que são entendidos como “catarse“.

Esta catarse nada mais é do que as “assombrações” aparecendo.

Na verdade tudo é muito simples de entender, segundo o que foi comentado acima.

Eu não fiz RH e nem pretendo fazer, porém eu vivo claramente a mesma situação. Aqui, desde 2008 quando publiquei este post pela primeira vez, nada mudou. Sempre, SEMPRE que eu faço qualquer oração ou meditação ou qualquer prática desse tipo “espiritual”, pedindo ajuda pra Deus, acontece do nada alguma bucha na minha vida.

Eu simplesmente parei de fazer esse tipo de coisa e explico o porquê: Sempre que eu tento pedir algo a deus ou ao universo, percorre em mim uma sensação de amargor no coração devido à escassez daquilo que estou precisando e foi essa falta de algo que me motivou a chegar a Deus. Isso acontece com todo mundo, se for uma oração ou meditação motivada pela falta de alguma coisa, acredite, você vai estar sintonizando essa falta durante sua oração e as coisas vão piorar.

Por isso a oração que pede coisas repetidamente a Deus é o pior tipo de oração.

Até mesmo o Hooponopono, que é uma técnica tão incrível para apaziguar o coração, se feito com pessoas ou situações específicas que ainda te geram algum sentimento negativo, é preciso cuidar, porque essa mentalização pode lhe gerar sentimentos amargos no coração e as coisas podem vão piorar.

Seja qual for sua busca espiritual, seja oração, meditação, mentalização, imaginação, eft, hooponopono, thetahealing etc, é preciso SEMPRE estar atento ao que sucede no seu coração. Se for uma sensação ruim de aperto, angústia, ansiedade, dúvida ou incerteza, pare imediatamente.

É melhor ficar quieto.

Lei da Atração só atrai coisa boa se você sentir coisa boa.

Quando se reza abre-se em nossa aura um canal para as esferas espirituais superiores; se neste momento a pessoa emanar sentimentos negativos, é negatividade que ela vai atrair. Buscar a oração com o coração abalado, em desespero e angustiado pela falta das coisas que se deseja, vai surtir o efeito contrário do que se gostaria. O momento de oração deve ser um momento de plenitude e unidade entre você e Deus, relaxado e com o coração acalmado.

A única forma realmente positiva de se conectar a Deus é agradecendo o que se tem, porque a gratidão eleva a vibração do seu coração, já o desejo das coisas baixa sua vibração. O desejo é uma vibração que afasta o que se quer, porque ele vibra a falta do que se quer, gera ansiedade, não ajuda em nada e a verdade é que, querer demais uma coisa só atrapalha e atrasa a obtenção dela.

Eu já vivi inclusive o inverso disso. Ali pelo meio de 2017 eu estava passando algumas dificuldades financeiras, nada grave mas precisava resolver, certo? Em vez de ficar meditando, orando pedindo a Deus uma solução mágica, me ocorreu a ideia de me cadastrar no Uber e ir pra rua fazer dinheiro da forma mais óbvia possível: trabalhando.

Durante os próximos meses até janeiro de 2018 eu revivi uma onda de tranquilidade financeira, com dinheiro aparecendo inclusive de outras fontes. E aqui está o segredo! Durante esses meses eu trabalhei pra caramba, simplesmente não tinha tempo pra ficar “pedindo coisas que não tenho pra Deus”, não tinha tempo pra ficar remoendo mágoas do passado, e a própria entrada diária e constante de dinheiro através do Uber, ainda que não fosse muito, me trouxe novamente naqueles meses algo que há tempos não sentia: Paz no Coração.

O trabalho espanta três males: o vício, a pobreza e o tédio. Voltaire

Como o Uber não é algo que valha a pena dedicar a vida, voltei a tentar acertar alguma coisa no segmento da publicidade online, e, agora com bastante tempo em casa pra pensar na vida, volta e meia me pego remoendo minhas dificuldades no coração, esperando alguma ação minha dar certo, e realmente percebo que as coisas não estão fluindo.

Estou neste momento estudando alguma forma de me manter em paz apesar das muitas incertezas.

Às vezes

E volto novamente a acreditar que o melhor caminho é a distração.

Pegar leve parece fundamental.

Iniciativa

Aqui cabe sempre uma importante lembrança. Deus não vai lhe conceder coisas que você mesmo pode fazer. É muito duro enfrentar essa realidade. Após essa constatação nos deparamos com um mundo inóspito a ser enfrentado e vencido.

Infelizmente (ou não) é assim mesmo que as coisas são.

Magia funciona?

Pés no chão com O Segredo e a Lei da Atração

Atitudes para abrir caminhos