Muito resumidamente, e apesar das incoerências e hipocrisias, pode-se dizer que a esquerda defende os pobres, e a direita defende os empresários.

O esquerdista que vê esta situação de forma simplória, sempre se choca ao ver pobres de direita.

Da mesma forma como direitistas ficam perplexos ao ver ricos defendendo pautas de esquerda.

Por que existem pobre de Direita e rico de Esquerda?

Por causa de interesses.

O pobre é de direita porque quer crescer na vida, e acredita que somente o trabalho e algum grau de meritocracia vão permitir que isto aconteça. O pobre não quer continuar recebendo migalhas do Estado por toda a vida. Ele quer independência, autonomia, e alguns luxos que somente o livre-mercado pode oferecer.

o rico é de esquerda porque quer se livrar da concorrência, ou seja, até quer que o pobre cresça na vida, mas não muuuuito a ponto de ficar rico também e se tornar um concorrente. E usa do Estado, através de suas leis intervencionistas, para formar reservas de mercado para seus conglomerados empresariais, além do estímulo à criação de regras, regulamentos e outras burocracias que sufocam os pequenos empresários.

O livre-mercado permite o surgimento de muitos ricos, mas poucos ricos gostam da manutenção do livre-mercado. Rico gosta mesmo é de pouca concorrência, carteis, monopólios, reserva de mercado, corporativismo. Mas nenhum rico quer de verdade ver o povo na miséria; não por humanidade, e sim porque cada miserável sem dinheiro é um consumidor a menos para os produtos que o rico vende.