Estou há um ano estudando e praticando muito marketing digital.

Sem muito sucesso ainda.

Perdi a conta dos cursos que já fiz: Google Ads, Facebook Ads, Manichat, Copywrite…

Eu fiz 6 cursos relacionados somente ao Facebook Ads.

Já tentei vender como afiliado várias vezes, sempre sem muito sucesso.

Tenho acesso a internet desde 1999 e trabalho no meio online desde 2002.

Não posso dizer que sou exatamente leigo, nem burro. Eu entendo das coisas.

Tenho uma mentalidade 100% pró mercado, vendas, lucros, sucesso, prosperidade.

( Ok… 99% )

Mesmo assim o Facebook Ads ainda permanece como um grande mistério pra mim.

Já fiz 3 vendinhas de um curso específico, mas longe das 10 vendas mensais que eu gostaria de ter.

Dos 6 cursos que fiz relacionados a Facebook Ads, 3 foram pagos, 2 gratuitos disponíveis na internet, 1 pirateado que um amigo me passou (sei que é errado, mas… né).

Aí vem a pergunta que não quer calar.

Valeu a pena pagar pelos 3 cursos?

De modo geral, posso dizer que Não. Não vale.

Se você for muito, mas muito leigo, e o curso que você quer comprar oferece um grupo de facebook/whatsapp/telegram para suporte, e o curso não for mais que 300 reais, até que vale.

Mas se você tiver facilidades técnicas no meio online, não vale. Está tudo no youtube, e nos cursos gratuitos.

Só que no Youtube você não vai encontrar cursos completos do início ao fim. Lembrando que os cursos pagos também não são nada completos. Falta muita coisa. Não caia no erro de ficar comprando um curso atrás do outro esperando encontrar a informação chave para você deslanchar. Os 3 cursos que comprei são basicamente iguais, bastante superficiais, eu diria, e logo no início já jogam de volta no seu colo a promessa que fizeram durante a venda: Tudo depende de testes. Ora, se é pra ficar testando, então não compraria cursos que prometem certezas.

Pra estudar no youtube, você precisa ser específico; digita lá: “Como criar uma campanha Facebook Ads”, “Como criar anúncios atrativos Facebook ads”, “Como segmentar o Facebook Ads”.

Vai surgir uns 20 vídeos de cada sub-assunto. O seu esforço é abrir um por um nas abas do Chrome e assistir um por um, mesmo que se repitam. Vai anotando o que chamar sua atenção. Você vai encontrar informações ali que não encontrará nem comprando 10 cursos.

Muito disso acontece porque anunciar é uma arte, não tem nada de exato ou preciso ali, porque no final das contas estamos lidando com o comportamento humano. A verdade é que cada curso é baseado na experiência bem pessoal de quem está proferindo o curso, e que muitas vezes não teve mais que sorte nas primeiras tentativas, conseguindo um faturamento razoável que permitiu continuar os “testes” e assim foi aprendendo e crescendo. Mas nada garante que a experiência dele será a mesma da sua, muito menos que você vai ter a sorte inicial de alguns deles.

Depois de anunciar no Face Ads, percebi que o grande segredo dessa plataforma é a segmentação do público. E percebi como os 3 cursos pagos que adquiri são superficiais nesses assuntos. Achei péssimo, porque, né, cerca de 800 reais pagos em cursos que não te ajudam a subir de nível, porque você vai anunciar e simplesmente não vai conseguir vender, vai torrar seu dinheiro com públicos errados.

Um anúncio bom você consegue criar, uma página de venda boa, no caso de afiliado, é questão de escolha. Mas o público… é um mistério. Só fui entender melhor de segmentação depois de assistir a cerca de 20 vídeos falando de segmentação no youtube, inclusive em espanhol.

***

O melhor curso é a prática. Você aprende melhor fazendo. E aqui você pode esbarrar, como eu tenho esbarrado, na questão do orçamento. A verdade é que tanto FB Ads como Google Ads são feitos e voltados para grandes players, gente que bota 500 reais por dia ali. Aí vai, né… Nós que somos pequeninhos sofremos com o orçamento muito limitado.

Muitos “professores” de cursos de FaceAds dizem que é bom colocar 10, 20 reais por dia. Mas 20 reais por dia dá 600 por mês. Você bota 20 por dia, roda uma semana, não vende nada mas bate uma cobrança de 140 reais no seu cartão, se assusta, pára tudo e engole a frustração.

Eu vou dar uma dica boa pra começar. Escolha um produto de 200 reais com comissão 100/90 reais. Evite o nicho de emagrecimento no início, você vai bater cabeça demais tentando aprovar seus anúncios e a intenção aqui é primeiramente aprender a plataforma; escolha um produto do nicho de hobbies. Cria uma campanha a 5 reais por dia – 5 reais X 30 dias = 150. Separe este orçamento de 150 reais no mês pra torrar em aprendizagem. Crie um anúncio só. Nos primeiros 7 dias, vai mexendo nele e na segmentação do seu público até alcançar um CTR de 1~2% – quanto mais melhor. Alcançou CTR acima de 1%, então deixa rodar SEM MEXER por 14 dias. Uma campanha bem redondinha a 5 reais por dia conseguirá 40~50 cliques por dia. Tá bom pra começar. É bem capaz de aparecer alguma venda. No Facebook Ads é muito importante deixar a campanha rodando por no mínimo 7 dias sem mexer, melhor ainda 14. No FBAds tem esse problema que se mexer em qualquer coisinha da campanha, especialmente no anúncio, o algoritmo vai começar a otimização do zero. Eu sei bem como é difícil não ficar mexendo nos detalhes da campanha, mas não pode.

É o que eu posso dizer.

Boa sorte!

***

(…aliás, falando de sorte:

Já “investi” por algum tempo na Bolsa via homebroker, saí com 300% de ganho, mas reconheço que foi 10% estudo, 10% coragem de fazer umas loucuras e 80% de sorte. Saí justamente por uma palavra que foi citada nesse vídeo: tem que ter estômago. Hoje tentando anunciar várias vezes no FaceAds desde um ano sem muito sucesso e já de saco cheio, vejo o quanto tráfego pago é parecido com a Bolsa. Você “investe” e não tem a menor garantia de sucesso. É como diz o ditado, na corrida do ouro ganha dinheiro quem vende picareta. Atualmente, nessa corrida do ouro do Marketing Digital, o Facebook e o Google são quem vende picareta e seguem cada vez mais bilionários, enquanto nós…

Se você já tem uma empresa e um produto de valor claro e perceptível, dos quais as pessoas realmente precisam, usar ferramentas como FB ou GL até vale a pena, porque você estará anunciando para elas algo que elas já querem. Agora, ganhar dinheiro no ramo de infoprodutos e afiliados, tem que ter 20% de técnica, 80% capital pra torrar e mais 100% de sorte, principalmente no começo, pra você angariar dinheiro para continuar investindo, testando e tentando mais sorte. Tráfego pago não é exato nem preciso, é uma arte, ainda mais com produtos digitais que não tem valor real percebido e você precisa mentir com gatilhos mentais e promessas impossíveis pra chamar a atenção. Todos os cursos que comprei os caras tiveram um momento de sorte inicial, ou receberam uma grande quantia por demissão, que apostaram no segmento de vendas online, ou acertaram a mão no primeiro anúncio e arrecadaram o suficiente pra continuar, ou trabalhavam pra uma empresa onde aprenderam e depois se deram bem por conta por causa da experiência adquirida com o dinheiro dos outros… etc.)

Veja também

Minhas Reflexões sobre Marketing Digital

Meu Guia Básico de Marketing Digital

Cursos Gratuitos oferecidos pelo próprio Facebook