A medida da obra de um homem muitas vezes não se faz somente durante seu tempo de vida, e sim, desde suas gerações anteriores, até a de seus descendentes.

Continuar uma grande obra é tão ou mais difícil do que iniciá-la do zero.

Visão limitada de Classe

Visão limitada de Classe

Dias atrás, uma mocinha publicou esta postagem acima no twitter (nem adianta clicar porque ela limitou o acesso à conta dela).

É incrível como, na tentativa de demonstrar ceticismo, revela na verdade um entendimento muito limitado da vida. Mais triste ainda é a quantia de “curtidas” da postagem, até aquele momento, 62 mil pessoas que acreditam que brilhantismo pessoal só é válido se a pessoa passou necessidade no início da vida.

Se hoje temos estradas asfaltadas, é porque séculos atrás jagunços andavam de facão abrindo picadas no meio da mata, enfrentando intempéries, animais selvagens e outras dificuldades. Essas pessoas que curtiram a postagem acima alegariam algo como “ain aí é diferente” mas a verdade é que se dependesse do pensamento delas, todos nós ainda teríamos que estar abrindo picadas na mata para que qualquer coisa que fizéssemos de incrível tivesse alguma validade.

Mas o detalhe é que o asfalto permite irmos mais longe, mais rápido, e permite irmos todos juntos. E qualquer progresso que a humanidade faça sobre asfalto é tão válido, necessário e honrado quanto o trabalhos daqueles jagunços anônimos que deram seu suor para que hoje a sociedade tenha avançado tanto.

Outro paralelo: O fundador do twitter era de classe média, provavelmente alta. Então teve condições de criar uma rede social mundial, para a mocinha defender a tese de que ele ainda deveria estar tentando se tornar classe média.

O mesmo vale para Elon Musk, questionado abaixo:

cérebro do tamanho de uma bolinha de gude

cérebro do tamanho de uma bolinha de gude

Para a moça desse comentário, pouco importa que Elon Musk esteja mudando o mundo. Para ela, ele ainda deveria estar procurando por alguma mina de esmeralda na África. E o pior aqui, é que essa história de mina de esmeraldas é fake, desmentida pelo próprio Musk.

Continuar e expandir uma obra é tão honroso quanto começá-la do zero, e a maioria das pessoas que desqualifica a fortuna de quem chegou longe,  porque teve algum tipo de ajuda ou herança, não só não recebeu nada, como seria incapaz de continuar qualquer coisa.