Eu acredito que há três características pessoais que definem de modo preponderante o êxito de alguém na vida, tanto nas áreas afetivas, financeiras e de saúde.

Abaixo, cito essas três posturas pessoais, e na descrição de cada uma, linko outros textos relacionados a elas onde aprofundo o tema, portanto clique nos links azuis e saiba mais sobre as respectivas características.

Otimismo e positividade 

A primeira característica, que já comentei aqui, diz respeito à positividade com a qual a pessoa encara a vida, a qual ajuda a esperar o melhor e a superar os reveses, sem maiores prejuízos emocionais e sem perder o foco.

Auto-confiança e autoestima

A segunda, já comentei aqui, e diz respeito à autoestima da pessoa, isto é, ao valor que ela dá a si mesma. É a autoestima que lhe convence a ambicionar situações melhores para si.

Atitude e assertividade

A terceira característica – na minha opinião, a mais importante porque reúne em si um pouco das duas anteriores – e que também já comentei aqui e aqui, diz respeito a segurança emocional, a qual lhe dispõe a agir e enfrentar a vida – e muitas vezes, os outros – para se alcançar o que se quer.

Determinação

Determinação

A autoestima lhe convence a ir além, a segurança lhe encoraja a agir, e a positividade lhe ajuda a reagir bem quando as coisas não dão certo, e a continuar na luta.