Me dói ver o complexo de vira-latas do brasileiro.

O Presidente dos EUA vem ao Brasil, em uma visita única e raríssima e o que mostram pra ele? Favela, bola de futebol, capoeira, batuque, crianças carentes, gente coitada e outras brasileirices. A mensagem que entendi, envergonhado, foi:

Olha, Presidente, como nós somos pobrezinhos. Coitadinhos, mas somos gente boa. Somos pobrezinhos mas sabemos dançar, fazer batuque e respiramos futebol. Olha presidente, uma bola, tenta fazer uma embaixadinha aí!!!

Vergonha alheia!

Quando é que vamos receber um presidente americano decentemente, como gente grande? Tipo: “Você é o líder do norte e nós somos os líderes do sul. Temos certeza que podemos fazer bons negócios. Vamos lá?”

Por que não mostrar nossa vasta Amazônia? Nossas GIGANTESCAS PLANTAÇÕES no centro-oeste. A selva de pedras se perdendo no horizonte como qualquer metrópole americana – São Paulo? Nossa mega-produção de biocombustíveis? Por que não mostra para o Obama a prosperidade do Sul? Ou as paradisíacas praias nordestinas?

Não, é melhor mostrar como somos coitados. Quem sabe não recebemos qualquer esmolinha? Quem sabe não recebemos umas palavrinhas elogiosas e possamos dizer: “Nossa, como é simpático esse Obama!”