Respire!

Respire!

Traduzi o texto abaixo a partir deste texto aqui: The Secret of Instant Calmness: 3 Ways to Quieten the Mind.

O segredo da calma instantânea: 3 modos de acalmar a mente.

Sua mente está entrando em parafuso? Se sente estressado(a)? Aqui vão três modos de acalmar sua mente em poucos instantes.

A respiração profunda

Respire fundo. Preencha seu peito e abdome enquanto inala o ar profundamente. Então solte a respiração, deixando-a fluir naturalmente. Note como sua mente muda quando você faz isso. A respiração calma e profunda pode ajudá-lo em várias situações. Por exemplo, se você sente uma onda de raiva, e está a ponto de explodir, respirar fundo ajuda a se controlar. Experimente usá-la mais vezes ao dia. Ela é especialmente útil quando você sente o peito apertado ou angustiado. A respiração profunda lhe libera da prisão das fortes emoções. Quando você respira fundo, você se dá a oportunidade de enxergar o que está acontecendo de um ponto de vista superior, ou isento. É como se você inspirasse sua sabedoria inata.

O suspiro

Outra técnica para ligeiro acalmar a mente é o suspiro. Inspire o ar rapidamente e solte-o naturalmente. Tente e note o que acontece. O suspiro é uma técnica para soltar. Use-o para deixar ir suas preocupações acumuladas ou para desembaraçar os pensamentos. Por exemplo, se você está em seu trabalho e tem muitas coisas para resolver na mente, simplesmente pare o que está fazendo por um momento e suspire…

Soltando lentamente

Inspire o ar pelo nariz com vigor e expire pela boca muito lentamente contando até dez. Durante a expiração, solte os ombros. Esta é uma maneira poderosa de acalmar a mente e relaxar a tensão no corpo. Use-a quando sua mente estiver muito dispersa. Por exemplo, se estiver tentando se concentrar e seus pensamentos estiverem correndo soltos, pratique esta técnica três vezes para concentrar sua mente.

Experimente essas técnicas de respiração. Talvez uma delas funcione especialmente bem com você ou que cada uma funcione melhor em determinadas circunstâncias. Se você trabalha no computador por muito tempo, veja a possibilidade de praticar um programa de respiração. Faça um lembrete – no papel ou no computador – relembrando-o de praticar alguma dessas técnicas em pausas momentâneas.

Use-as e acalme-se!

***

Tradução livre de Ronaud Pereira

Imagem: http://ghostnotes.blogspot.com/2005/05/holding-my-breath.html