Segundo o dicionário Aulete:

(per.dão) sm.
1. Livramento de pena, ofensa ou dívida; INDULTO
2. Remissão de culpa (perdão dos pecados)
3. Ação pela qual alguém se livra da obrigação de cumprir um dever por interveniência de quem deveria exigi-lo.

Mas…

…você sabe o que é PERDOAR, de fato?

Está vendo todas essas definições acima?

Esqueça!

Perdoar é entender! Entender o quê? A natureza humana daquele que nos ofendeu e prejudicou. Tem muito a ver com mágoa. Você sabe o que é mágoa? É aquilo que sentimos quando alguém não correspondeu ao que esperávamos dele(a). Ou mais diretamente, mágoa é quando os outros não são como queremos. Por mais que alguém tenha assumido algum compromisso com você, ele(a) é humano, corruptível e passível de erros. Todos podem falhar, mesmo que não devessem.

Isso os isenta da responsabilidade? Não! Mas dá pra voltar atrás e mudar as coisas? Também não! Então penso ser melhor pensar preventivamente e entender o modo como os outros funcionam, do que viver esperando que mudem ou que ajam sempre de acordo com nossas expectativas. O que é perdoar? Perdoar é entender e aceitar os outros como são, com seus limites e imperfeições, pois também nós temos nossos limites e imperfeições.

Então da próxima vez que alguém te magoar, pare e pense: Ele(a) foi apenas ele mesmo, e o que pôde ser de melhor naquela circunstância. Ele não é perfeito e jamais será. Dessa forma você nem precisará “perdoar”, porque ao entender, já não se ofende, pois entendeu o que se passou no nível mais básico, e ao mesmo tempo, profundo de entendimento. As pessoas são o que são, nem mais, nem menos.

Errados somos nós que esperamos demais, de nós mesmos, da vida, das pessoas, porque um dia nos ensinaram através de cobranças e dos contos-de-fadas, que as coisas deveriam ser de um determinado jeito. Nos mostraram algumas ilusões, gostamos delas, e agora ficamos bravos e depressivos quando vemos que são apenas ilusões.

E tão importante quanto saber o que é perdoar aprendendo a lidar corretamente com os outros como realmente são, é entender a natureza espiritual do perdão. Quando você segura algo na mente com emoção, esse algo tende a se manifestar, porque quando cremos fortemente em algo, esse algo tende a se manifestar. Essa é a essência da fé. Esse fenômeno também é conhecido como Lei da Atração. São nomes diferentes para o mesmo fenômeno espiritual. O que as pessoas não enxergam é que quando alimentam uma mágoa ou ressentimento, estão “segurando” uma ideia fixa – e negativa – na mente. E o fato de “segurar” algo negativo na mente não só tende a atrair fatos e eventos negativos, como tende a evitar que fatos positivos se manifestem, estagnando suas vidas.

O perdão total é aquele que lhe faz esquecer por que você precisava perdoar.

Resumindo: assim como você deve manter seu corpo limpo e bem arrumado, igualmente você deve fazer com sua mente e coração. Mantê-los limpos e iluminados, deixando ir quem deve ir, deixando pra trás o que não condiz mais com seu presente, e abrindo-se para novas oportunidades, confiante que elas realmente virão.

Veja também

Perdoar é…