“A ligação está ruim, Senhor. Pode repetir?”

Inspirado por infelizes leituras de Paulo Coelho na adolescência, sempre acreditei que o Universo manda sinais.

E é claro que sempre me dei muito mal acreditando nesses sinais.

Porque a verdade é que não temos certeza que são sinais. E se são sinais, são tão obscuros que nada garante que nossa interpretação deles está correta.

A imagem acima é uma das muitas imagens que percorrem redes sociais iludindo as pessoas mais do que já costumam estar confusas sobre o que lhes acontece.

Ora, é MUITO difícil saber com precisão porque certas coisas nos acontecem, e é praticamente impossível saber com certeza o que os acontecimentos estão nos dizendo. E se apelamos a conselheiros, a resposta deles pode ser a mais oposta possível:

Diante de uma dificuldade, um conselheiro mais prudente e receoso pode nos aconselhar: É o Universo lhe aconselhando a parar, que vai dar m.

Porém o conselheiro mais corajoso – e porque pimenta no .. dos outros é refresco – pode aconselhar: É o Universo testando sua resistência e persistência: Não desista!

Não. Dá. Pra. Confiar!

Porque o poeta já disse que tudo vale a pena se a alma não é pequena.

Só esqueceu de precaver as pessoas de que a maioria de suas almas é pequena e que, portanto, nem tudo vale a pena.

A humanidade inventou a linguagem, prosa, poesia, música, matemática, comunicação visual e desenvolve essas linguagens continuamente para conseguir transmitir com cada vez mais fidelidade aquilo que está pensando ou sentindo.

Mas o Universo AINDA só sabe mandar sinais confusos e imprecisos.

Eu não confio.