Terrorismo Aquecimentista

Aparentemente a temperatura da terra está subindo, ainda que muito gradualmente, nas últimas décadas.

Há vários dados observáveis no noticiário científico que demonstram esse fenômeno, apesar da polêmica que envolve essa questão. Um fenômeno como este, de escala global e muito lenta, é de difícil comprovação empírica. Na comunidade científica, há apenas um “consenso” sobre a existência do aquecimento global.

Mas consenso não é ciência.

Enfim, vamos supor aqui que o aquecimento global é uma realidade, e uma realidade irreversível.

Quais seriam as consequências do aquecimento global?

Certamente elas existem, porém há um certo terrorismo aquecimentista que alude que haverá somente consequências negativas com esse aquecimento.

O que não é verdade.

Eu gosto muito do friozinho do inverno. Sofro demais com o calor dos verões, pois suo muito facilmente.

Mas não é difícil reconhecer o quanto o frio é uma condição geográfica estéril, onde nada se cria, onde nada surge, onde nada floresce.

Eu moro no litoral de Santa Catarina, uma região de temperaturas moderadas, com boas quantias de chuva. A pujança das florestas locais é claramente perceptível. E por isso mesmo fiquei muito surpreso quando por exemplo viajei de carro até Buenos Aires e vi pela primeira vez o que chamam de Pampa Gaúcho, uma região onde a vegetação não floresce por causa do frio constante da região.

Aqui mesmo em Santa Catarina é perceptível como o mato dos quintais simplesmente para de crescer no primeiro frio, e assim sobrevive muito lentamente até Outubro, quando a primavera ressurge com toda força e energia do calor. Aí o mato cresce como praga.

Mas não é só a vegetação que sofre com o frio. As sociedades também.

Observe o mapa abaixo:

Efeitos do Frio

Efeitos do Frio

É o mapa do Canadá, um dos maiores países do mundo em extensão territorial, porém um país medianamente habitado, com uma população total ainda menor do que a do Estado de São Paulo (37 x 44 milhões). A curiosidade da imagem acima é que metade dessa população canadense vive abaixo da linhazinha vermelha no mapa, que não por acaso é a região menos fria do país.

O Canadá situa-se no extremo norte do mundo, e o frio extremo típico desses lugares torna esta vasta região geográfica um país praticamente desabitado. E o mesmo ocorre na Sibéria.

O frio é muito pior do que o calor para a saúde, quando problemas respiratórios atingem meio mundo e muita gente acaba sucumbindo e morrendo.

A cada onda de frio no hemisfério norte – mesmo em tempos de aquecimento global – mata muito mais gente de frio do que as ondas de calor.

Dizem que a temperatura media do planeta pode subir até 2 graus até 2100.

A temperatura invernal média destas regiões canadenses inóspitas é de -20 graus. Se até 2100 a temperatura subir mesmo 2 graus, a temperatura media canadense continuará sendo de inviáveis -18 graus.

Eu, se canadense fosse, estaria mesmo é torcendo para que o Aquecimento Global seja uma realidade.

E que viesse rápido.