Interessante comentário de um leitor do Estadão, Valter Souza, sobre a perda da 1ª posição do Brasil como exportador do etanol (a página foi removida):

Ah, deixa pra lá!!! O Brasil é campeão em muitos quesitos que nós brasileiros deveriamos nos orgulharmos; 1º – é o Pais mais corrupto do Mundo!! 2º – somos campeões em impostos, pagamos os mais pesados do mundo… 3º – Anafabetismo: estamos no Páreos com paises como india, aufagnistão epah !!! Afeganistão etc… 4º – Pagamos os melhores sálarios do mundo aos nossos politiquinhos… 5º – Somos o primeiro mundo em desdentados; 6º – Primeiro lugar em burocracia; 7º – Os juros mais alto do planeta, esse sim deveriamos nós orgulharmos!!!! 8º – Criminalidade: esse sim nós não deviamos nos orgulharmos; 9º – Saúde: que vergonha estamos pleiteando o primeiro lugar… 10º – elegemos o Tiririca, qué mais…..

Apesar dos erros de português, vale pela reflexão. Principalmente aqui, nesse nosso contrastante Brasil, as estatísticas positivas e negativas são um prato cheio.

Ou seja, é fácil mentir e persuadir com estatísticas. Elas são tantas, atualmente, que o governo utiliza aquelas que o interessam para demonstrar sua “eficiência”, enquanto a oposição usa aquelas outras que não interessam ao governo para demonstrar que no poder, fariam melhor.

E a verdade MESMO, ninguém sabe, ninguém viu.