Às vezes algumas pessoas postam uns comentários pela web, contra as convenções sociais e tal, querendo demonstrar seus lados contestadores e cult.
Minha vontade é responder: Pois é, quando eu tinha 14 anos eu também pensava assim, mas graças a Deus fui vivendo e fui vendo que as convenções sociais tem seu lado positivo, e também seu lado bonito, e que saber mergulhar no faz-de-conta e na fantasia dessas convenções e eventos sociais, pensando como todos, não é um ato acrítico e bobinho; é, muito antes, um ato de humildade e maturidade.
Por muito tempo deixei de participar de alguns eventos que me pareciam cafonas e hipócritas, e depois, com o tempo, tudo que consegui me ausentando desses momentos, foi arrependimento por não ter estado lá.
Ednardo
18 de abril de 2014 as 14:55
Não sei, Ronaud. Me privo de alguns eventos por achar que eles não acrescentam em nada a minha vida, são simplesmente, uma criação cultural, que na maioria das vezes, é regada a álcool (há exçeções); a meu ver, não passam de uma fuga momentânea. Quando observamos como as pessoas conduzem suas vidas no dia a dia. Ainda não consegui me arrepender de não participar de determinados eventos sociais, focando em outros que mesmo, solitariamente, são mais enriquecedores.
Ronaud Pereira
18 de abril de 2014 as 20:25
Sim, Ednardo, entendo você. Claro que há evento E eventos. Se um grupo com quem não temos nada a ver nos convida para algo, talvez valha a pena se preservar e escapar. Mas se um grupo que o estima o convida, é porque gostam de sua companhia. Então talvez valha a pena fazer uma forcinha.
Esse argumento que certos eventos “não acrescentam nada” também já utilizei muito, coisa de mentes muito objetivas. Porque umas boas risadas e alguma zoeira não acrescentam nada de prático na vida, mas a tornam mais divertida. Na verdade não é pra acrescentar nada mesmo, é só pra ficar junto de gente legal.
Neste texto https://www.ronaud.com/arte-de-viver/a-importancia-da-conversa-fiada-contra-a-timidez/ falo um pouco mais disso.
Obrigado pelo comentário.
Um abraço
🙂
EDNARDO
19 de abril de 2014 as 7:06
INTERESSANTE REFLEXÃO! UM ABRAÇO.
Marceli
20 de outubro de 2020 as 21:32
Estou gostando muito de suas reflexões!!!
Ronaud Pereira
28 de outubro de 2020 as 13:08
Que bom, Marceli. Espero que ajude. Seja sempre bem-vinda!