Acho que nunca uma imagem sintetizou tão perfeitamente a função da arte.

A arte deve ser a luz na escuridão

A arte deve ser a luz na escuridão

No segmento acadêmico há desde sempre uma discussão inútil sobre para quê serve a arte: Se ela tem uma função concreta e essencial à vida humana ou se é um fenômeno supérfluo, sem o qual viveríamos muito bem.

É bem verdade que a arte do século XX se desvirtuou bastante de sua função, num experimentalismo sem fim e sem propósito.

Mas se a arte minimamente inteligente tem alguma serventia, é a de ser a luz na escuridão, o tronco sobre o qual nos agarramos na correnteza do caos diário. O padrão bonito e superior para que tenhamos onde nos espelhar.

A arte, em todas as suas formas superiores, é, ou deveria ser, a ilusão que nos abraça e conforta; a mentira que nos tranquiliza sobre a dureza da realidade.

A arte serve para consolar aqueles que são quebrados pela vida. Vincent Van Gogh

E neste sentido é possível até concluir que usamos a arte muito menos do que poderíamos.

Devemos nos rodear de obras de arte que mantenham nossa mente povoada por motivos alegres, positivos, estimulantes, belos.

E — cuidado que quase ninguém toma — devemos evitar de nos rodear de obras insanas, sem sentido, negativas, melancólicas, feias.

As pessoas são analfabetas simbólicas, elas preenchem suas casas, paredes, estantes, de quadros, esculturas e outras decorações sem sentido, bizarras, grotescas. E acham o máximo.

A arte não é um espelho para refletir o mundo, mas um martelo para forjá-lo. Vladimir Maiakovski

Evidentemente, críticos contemporâneos de arte discordarão completamente do que estou dizendo.

Nem a própria arte contemporânea sabe o que está dizendo.

Veja também

Por que você deveria utilizar Arquétipos? (durante a leitura, substitua a palavra arquétipo por qualquer arte que você possa dispor no seu ambiente ou objetos de uso constante)

***

(Tentei encontrar a autoria da imagem, mas o compartilhamento dela é tanto no google imagens que ficou impossível saber sua origem exata)