Dois textos muito bons sobre o medo:

Medo e Imitação

Eduzir ou desenvolver capacidades e potencialidades natas do ser humano só é possível mediante uma educação holística e em ambientes onde não haja medo.

O homem, por natureza, é um imitador. Tanto que a criança aprende mais com o exemplo do que com a palavra. Mas, copiar significa deixar de ser a gente mesmo; quando copiamos, deixamos de ser autênticos; quando copiamos, imitamos. A criança imita de forma natural, sem coação, sem medo.

Um dos maiores fatores de restrição da liberdade é o medo. Medo só existe onde há ignorância, desconhecimento. O medo é um dos grandes alimentadores do processo de imitação. Sempre é mais fácil, mais simples, mais cômodo e mais conveniente seguir a correnteza da vida que abrir o próprio leito.

Criar, inovar, ousar implicam em sair da massa, do lugar comum, da mesmice e ser diferente. Esse drama é antigo. O próprio grande mestre Jesus já comentava com seus discípulos: “Ninguém constrói uma cidade no alto da montanha para ficar escondida; ninguém acende um candeeiro para colocar debaixo da cama, mas sim para colocar no lugar mais alto da casa para iluminar todo o aposento; de que vale o sal se perdeu a propriedade de salgar?

Perder o medo ou estudar e compreender os medos é uma das primeiras providências que o estudante deve tomar para crescer na vida espiritual, para eduzir as possibilidades de seu próprio ser porque libertar-se ou ser livre é assumir o que traz dentro de si, ser o que é. Se estamos ou queremos subir a montanha não há como não sermos vistos e visados. Se queremos ser a luz do mundo não adianta nos escondermos debaixo da cama. Se queremos ser o sal da terra temos que salgar.

Libertar-se é abrir mão de idéias, conceitos, modelos e sistemas; romper, no bom sentido, sem abandonar, limitações de família, sociedade, religião, educação, ciência, filosofia, arte, etc.

Libertar-se é desapegar-se do auto-conceito, da auto-imagem, da auto-idéia, da auto-consideração.

Libertar-se é centrar a vida na Consciência, fazer seu próprio conhecimento e pensar e agir por si mesmo (esquecer a opinião dos outros), brilhar com sua própria luz – ser sol e não planeta.

Humberto Rohden

Como se livrar do medo

Para se livrar dos nossos medos e sofrimentos deve-se fazer exatamente o que se teme, enfrentando seu medo. Se fizer isso, descobrirá que nada do que temia aconteceu. As impressões dolorosas desaparecerão à medida que as boas e agradáveis irão se verificando.

Zíbia Gasparetto – Escritora espírita