A hipocrisia é uma postura que, em doses razoáveis, considero aceitável, na medida em que entendo que todos cometemos certos deslizes morais e éticos no dia a dia, os quais reconhecemos que são deslizes, e sabemos que são errados, porém não conseguimos melhorar, devido aos mais diversos fatores.

Todo mundo é meio hipócrita em maior ou menor grau, porque a opinião pública só sossega quando falamos aquilo que ela quer ouvir, e quando demonstramos fazer aquilo que ela quer que façamos, independente de estarmos fazendo o contrário do que dizemos ou demonstramos.

Mas muitas vezes, dizemos ser hipocrisia algo que é na verdade dissimulação. A dissimulação é aquela hipocrisia voluntária e ciente do agir hipócrita. O dissimulado é além de falso, um cínico que usa da boa imagem para angariar vantagens pessoais.

O hipócrita é aquele que adota postura falsa mais para se livrar de responsabilidades e do julgamentos morais alheios.

A dissimulação é a ciência dos reis. Cardeal de Richelieu

O dissimulado é aquele que adota esta postura falsa para obter largas vantagens pessoais. Tipo o político ou empresário que é pego em flagrante cometendo atos ilícitos, e ainda assim, nega veementemente, insultando nossa inteligência e questionando nossa sanidade, pisando já no campo do cinismo e da desfaçatez.

E da dissimulação sinto a mais profunda repugnância.