A Bola De Neve - Warren Buffett e o Negócio Da Vida

A Bola De Neve – Warren Buffett e o Negócio Da Vida

Resenha divulgada

“A vida é como uma bola de neve. O importante é encontrar neve úmida e uma colina bem longa.” – Warren Buffett

Este é o livro definitivo sobre a vida de um dos homens mais respeitados e fascinantes do mundo: Warren Buffett. O lendário investidor pela primeira vez autorizou alguém a produzir sua biografia, concedendo a Alice Schroeder acesso irrestrito a seus familiares, amigos e parceiros ? e, é claro, a ele mesmo.

A autora mergulhou a fundo na vida do empresário, desvendando sua personalidade, suas lutas, seus triunfos e seus momentos de sabedoria e de insensatez. O resultado é a história de um dos maiores personagens de nosso tempo, uma figura complexa e interessante que se tornou uma lenda viva pela fortuna que construiu e, sobretudo, pelas idéias, causas e valores que defendeu.

Esta biografia revela o homem por trás do mito e mostra como sua obstinação e seu talento foram sendo lapidados desde garoto – aos 6 anos, ele procurava lucrar vendendo chicletes, aos 7 pediu de presente um livro sobre o mercado de ações, aos 10 fez sua primeira visita à bolsa de valores e, aos 11, seu primeiro investimento.

Apresentando a trajetória de Buffett desde sua infância, nos anos que se seguiram à Grande Depressão, até os dias de hoje, o livro A Bola de Neve conta surpreendentes episódios da vida do empresário que, com sua conduta ética e disciplinada, tratou investidores como sócios e sempre pregou a honestidade como investidor, conselheiro e palestrante.

Ao longo de 60 anos, Buffett fez fortuna identificando valor onde ninguém via e aproveitando-se dos momentos de crise enquanto a maior parte dos investidores recuava. Dono de um profundo conhecimento e instinto empresarial, além de uma notável capacidade de fazer amigos, sua vida é uma verdadeira aula de negócios, cheia de histórias saborosas e de ensinamentos valiosos. Como qualquer ser humano, Warren Buffett é uma mistura de força e fragilidade. Por mais notável que seja sua conta bancária, seu legado não é simplesmente a posição que ocupa no ranking das maiores fortunas, mas os princípios e ideais que enriqueceram a vida de tantas pessoas ao redor do mundo.

  • Editora: Sextante
  • Autor: ALICE SCHROEDER
  • ISBN: 9788575424407
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2008
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 960
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio

Minha Opinião sobre o livro A Bola de Neve: Warren Buffett e o Negócio da Vida

Comprei este livro porque vi que estava muito barato na ocasião, a R$ 16,00 reais. Não sei como conseguem um preço tão baixo para um livro de quase mil páginas. Mas enfim…

Ultimamente, veja como as coisas são, tenho me interessado mais por livros com histórias, talvez um tanto cansado de livros técnicos e utilitários. Nesse sentido, este livro foi uma boa aquisição.

Conta a saga de Warren Buffett, que é o maior investidor financeiro da atualizade. Bom, creio que sempre foi o maior investidor enquanto esteve vivo. Começa com uma ligeira descrição dos primeiros Buffetts a pisarem na América até Warren se tornar o maior filantropo da história, com a doação de bilhões e bilhões de dólares de sua fortuna à filantropia.

Em meio à história, vai se retratando a pessoa por trás do mito, com uma série de características tão humanas quanto as temos eu ou você. Ao mesmo tempo, vamos percebendo quais foram suas aptidões e características pessoais que o alçaram à condição de mito das finanças. Dentre essas características, posso destacar:

  • Foco nos negócios
  • O “Placar Interno”, ou seja, ser fiel a si mesmo e aos seus próprios valores.
  • Envolvimento e comprometimento integral

A história é envolvente e prende a atenção de início ao fim. Em raros trechos há um certo detalhamento excessivo a respeito dos negócios feitos por Warren, mas de forma geral, a autora, Alice Schroeder foi definitivamente a pessoa certa para contá-la com seu estilo coerente e grande talento para a escrita. Devo observar que a tradução deste livro também é excelente.

Mas é sobretudo um livro sobre negócios. Se você não gosta de detalhes administrativos e financeiros, talvez a leitura lhe pareça cansativa, apesar de algo em torno de 1/3 do livro detalhar sua vida pessoal. Por mais que a autora tenha se saído muito bem ao falar de negócios para leigos, de forma generalista, é compreensível que certos trechos e termos precisassem ser detalhados e explicados ao longo da história para melhor compreensão do fato.

De qualquer forma, se você busca seu desenvolvimento intelectual a respeito do segmento financeiro, esta é uma ótima leitura. Contudo, se você busca lições mais diretas e essenciais de Warren Buffett, o livro O Tao de Buffett pode ser uma opção melhor.

Comprar livro A Bola de Neve

Escolha a livraria de sua preferência: -> Saraiva -> Cultura -> Folha

A Bola De Neve - Warren Buffett e o Negócio Da Vida

A Bola De Neve – Warren Buffett e o Negócio Da Vida