No texto anterior comentei sobre a dificuldade de evangélicos aceitarem alguns conceitos de fora do cristianismo, dentre os quais um dos mais importantes me parece ser o conceito de reencarnação, o qual é amplamente reconhecido como uma forte possibilidades na maioria das culturas.

Entendo o quanto essa situação é delicada. Nem todos nascem para a filosofia. Uma vez que as pessoas encontram um sistema de idéias que se adéqua a sua lógica (?) pessoal e amplamente aceito socialmente, o assumem e tocam a vida assim mesmo. Por isso acho o fim esses ateuzinhos e cetiquinhos que ficam ARGUMENTANDO com crentes. Crentes não querem argumentar, querem acreditar. Não só será infrutífero tentar qualquer argumentação com eles, como me parece até mesmo cruel.

Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar. Carl Sagan

Veja bem: Ateus e céticos se colocam acima dos demais, como mais inteligentes e mais críticos do que os crentes. VAMOS SUPOR QUE SEJAM mesmo mais inteligentes e mais espertos que os crentes, pois não podemos menosprezar a experiência pessoal de cada um, a qual pode dizer muito mais do que mil livros… Então devem sobretudo entender que quem acredita numa religião mitológica e irracional, o faz por um misto de identificação, conformismo e até mesmo por uma incapacidade de perscrutar as peculiaridades da existência. Não nasceram para interrogar, nasceram para acreditar, e sentem-se plenos ao fazerem parte de um corpo maior que é a sua congregação. E quem está de fora desse sistema deve sobretudo COMPREENDÊ-LOS e deixá-los em paz. Eles jamais vão lhe entender, porque entender não é o forte deles. Mas é O SEU FORTE, afinal, você prefere raciocinar em vez de acreditar cegamente…

Você não pode jogar areia na fé dos outros sem oferecer algo melhor em troca. Muitas vezes a fé é a única coisa de valor que possuem. É das poucas coisas na vida sobre as quais têm CERTEZA, e como é difícil encontrar certezas na vida. Por isso devemos compreendê-los, respeitá-los e deixá-los viver suas vidinhas em paz…

…mesmo quando eles vem pra cima de você tentar lhe converter! :)

Acreditar em Deus é desprezar todos os mistérios do mundo e todos os desafios à nossa inteligência. Simplesmente desliga-se a mente e diz-se: foi Deus que o fez.  Carl Sagan