O perfil “favelado investidor” do twitter, postou esta mensagem abaixo:

Na minha visão, uma mensagem completamente equivocada. Ora, como assim brasileiro enxergar imóvel como investimento? Que absurdo. Como se no mundo inteiro não houvesse milhares de escritórios e fundos que gerenciam milhões imóveis ao redor do globo.

É óbvio que imóveis são investimentos desde sempre, e sempre serão. E também é óbvio que o investimento em imóveis possui certas características e demandas diferentes de outros investimentos financeiros.

É uma ideia pobre essa que tenta desqualificar certos investimentos em vista de outros. A regra mais básica e honesta sobre investimentos é:

Invista naquilo que você conhece.

Qualquer estratégia racional de investimentos, bem administrada, tende a dar certo, seja em imóveis (alugar, construir e vender, reformar), seja no mercado financeiro (trade, buy and hold, FIIs).

Ora, não adianta você tentar investir na bolsa de valores se esse mundo dos investimentos financeiros é um mistério pra você. Somente muito estudo e anos de prática poderão lhe conferir o conhecimento suficiente para fazer render seu capital neste segmento.

Da mesma forma, pessoas que sabem ganhar muito dinheiro em outros segmentos também vão dar suas cabeçadas quando começarem a mexer com imóveis.

Lidar e administrar imóveis é um conhecimento também específico, que só tem quem convive no ramo. Se não souber mexer, vai perder dinheiro também. Em compensação, gestores de ativos imobiliários não são conhecidos exatamente por serem pessoas pobres.

Vantagens dos Imóveis:

  • Solidez, Estabilidade, Segurança;
  • Moradia é item de primeira necessidade, aluguéis voltados para as classes mais baixas sempre terão demanda;
  • Tendência dos imóveis passarem incólumes pelas piores crises financeiras mundiais, a não ser quando a crise é do próprio setor imobiliário, mas nesse caso a tendência também é de recuperação com o tempo;
  • Correção inflacionária;
  • Você tem algo palpável, verificável, tá lá, é seu;

Entretanto:

É preciso saber comprar, adquirir um bom imóvel. Comprar pensando em Vender, como se diz no jargão imobiliário, isto é, comprar já pensando se vai conseguir vender rápido em caso de necessidade. Tem que ter um atrativo: Imóveis de esquina, em ruas movimentadas, em locais/cidade com perspectiva de crescimento; apartamentos de frente, em andares altos; localização próxima a serviços básicos (comércio, escolas, etc).

Desvantagens:

  • Pouca liquidez, se precisar vender rápido, terá que baixar muito o preço. Para vender no preço justo terá que esperar muito;
  • Depreciação, muitos gastos e incomodação com manutenção, condomínio;
  • Vacância (muito tempo sem realugar), o condomínio sobra pra você;
  • Possibilidade de Inadimplência dos Inquilinos;
  • Possibilidade de Inquilinos problemáticos;
  • Em situações controversas, um imóvel vago, com condomínios vencendo, manutenções a fazer, a rentabilidade do imóvel estará muito abaixo da rentabilidade mínima de em torno de 0,5 a 1% ao mês (em relação ao valor total do imóvel);

Vantagens dos Investimentos financeiros (ações e fundos imobiliários)

  • Os rendimentos (dividendos) caem regularmente na sua conta, sem precisar ficar cobrando, indo buscar;
  • Em tese, não há prejuízos com manutenções e condomínios;
  • Não há necessidade em lidar com inquilinos problemáticos, pedreiros e instaladores;
  • Você não paga IPTU, ITBI, taxas de lixo, condomínios, etc;
  • Ampla liquidez em caso de necessidade de vender;

Entretanto:

Você precisa conhecer muito bem o segmento, as empresas ou fundos em que está investindo. Empresas e gestores de fundos publicam relatórios regulares sobre as atividades e situação do ativo. TEM QUE LER. É preciso uma predisposição mental para ler, acompanhar e estudar o ativo e o mercado no qual ele se insere, refletir sobre a situação macroeconômica de tempos em tempos.

Desvantagens

  • Inconstância nos preços dos ativos, em especial as ações;
  • Volatilidade em relação às notícias políticas;
  • Perda ampla de capital durante situações extremas de guerra ou crises profundas. Tem que ter nervos de aço;

Uma questão de perfil

Invista naquilo que você conhece e está mais familiarizado. Não adianta você ficar idealizando e desejando investir em ações da Bolsa de Valores se você mal consegue mexer com computador, se não sabe encontrar os relatórios das empresas e pior, se mesmo lendo os relatórios, não sabe como avaliá-los.

E o inverso também é verdade. Eu lido há 6 anos com aluguéis. Já me incomodei demais com isso, mas hoje tenho experiência. As coisas até que estão andando. Daí tenho visto jovens que ganharam muito dinheiro com Marketing Digital construindo imóveis, e fico só imaginando a frustração que ele vai ter quando vierem os primeiros problemas: infiltrações, quebras, prejuízos, inquilinos inadimplentes etc. Como sempre digo, investir em aluguéis exige predisposição, preparo e atitude mental de administrador, e administrar é basicamente resolver problemas e estar sempre atento para manter tudo em ordem e funcionando.