Quando o evangelho – e eu digo isso pras pessoas que têm muitas mágoas dos pais – quando o evangelho, já na tradição mosaica dizia honrai o vosso pai e vossa mãe, não está se pedindo “amai”, porque é certo e o evangelho segundo o espiritismo bem coloca isso, alguns pais não fazem por onde esse amor vir, mas ainda assim nos cabe, nos é dever, dentro da hierarquia do universo que nos rege, HONRAR o pai e a mãe.

Porque neste processo, nós estamos construindo em nós mesmos as habilidades de vir a ser um pai, e uma mãe, que vão ser honrados por seus filhos.

Rossandro Klinjey – Trecho retirado deste vídeo.

O que é honrar?

Honrar é um termo difícil de explicar.

Pode, no entanto, ser entendido como sinônimo de respeitar. Respeitar é atribuir e/ou reconhecer o valor de algo.

Honrar significa respeitar, isto é, levar em consideração os aspectos positivos de alguém, e nunca, em qualquer hipótese, criticar, falar ou admitir que se fale algo negativo dessa pessoa.

Honrar é sacralizar. As coisas sagradas são profundamente respeitadas, e quando são desrespeitadas, isto é, quando criticadas, geram grande alvoroço, polêmica e discussão, porque os adeptos dessas ideias sagradas não admitem que se fale mal delas.

Honrar Pai e Mãe é, portanto, sacralizá-los, nunca criticá-los, defendê-los diante de críticas e, por outro lado, honrar é elogiá-los e reconhecer seu bem intrínseco.

Se o pai ou a mãe nos ofenderam ou magoaram de alguma forma, o esforço por honrá-los será o esforço por perdoá-los.

E será um esforço revelador de grandeza pessoal.