O Mercado De Ações Ao Seu Alcance

Resenha

Com prefácio de Roberto Teixeira da Costa, chega ao Brasil o livro O Mercado de Ações ao Seu Alcance, de Joel Greenblatt. Considerado “o livro do ano” pelo Financial Times, é um guia para todas as idades sobre como dominar o mercado de ações.

O livro faz mais do que simplesmente estabelecer os princípios básicos para investir com sucesso no mercado de ações, ele fornece uma “fórmula mágica” fácil de ser usada e torna automática a compra de ações de boas empresas a preço de barganha.

A fórmula e o método lógico são explicados de forma convincente, com conhecimentos matemáticos da 6ª série, linguagem simples e humor. Os leitores aprenderão como usar esse método de baixo risco para dominar o mercado e os administradores profissionais por ampla vantagem.

Utilizando a fórmula, os leitores poderão obter ganhos em investimentos que superarão de longe até os melhores profissionais de investimento e os acadêmicos de primeira linha. De fato, o leitor aprenderá como é possível mais do que dobrar, em média, os ganhos anuais do mercado de valores.

  • Editora: Landscape
  • Autor: ROBERTO TEIXEIRA DA COSTA
  • ISBN: 9788577750139
  • Ano: 2007
  • Edição: 2
  • Número de páginas: 160
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio

Minha opinião sobre o livro O Mercado de Ações ao seu alcance

Este livro confirma minha opinião formada recentemente de que as abordagens no mercado de ações podem ser várias. Aqui o autor escreve como se explicasse ao seu filho os fundamentos que ele, o autor, utiliza para investir na bolsa.

Ele parte da idéia de que devemos analisar alguns fundamentos da empresa – apenas dois – e investir somente naquelas que aparentemente estão abaixo de seu valor de mercado. Essa idéia não é nova, é claro. Todo fundamentalista trabalha sob este enfoque. Entretanto aqui a “coisa” está mais simplificada. Ao invés de ficar lendo balanços e avaliando n indicadores fundamentalistas, o autor propõe que analisemos tão somente o retorno sobre o capital da empresa e o retorno sobre os lucros. A desvantagem é que a obtenção desses dados não é tão simples aqui no Brasil. O autor criou o site magicformulainvesting.com (em inglês) que permite a análise desses dados de forma rápida. Contudo ele sugere que podemos substituí-los aqui pelos indicadores ROA (retorno sobre ativos) e o conhecido índice P/L.

De qualquer forma, faz muito sentido. Minha opinião é de que para ganhar dinheiro nessa vida – em tudo – precisamos saber muito bem apenas a matemática básica. Quem acha que precisa saber fórmulas e métodos complicados está se enganando. Bom, essa é a minha opinião, baseada no senso comum de que os cálculos simples são os mais “poderosos”.

O livro O Mercado de Ações ao Seu Alcance é voltado para iniciantes OU para quem já possui algum conhecimento e busca complementá-lo. Entendi perfeitamente o raciocínio do autor e me identifiquei muito com seu método simples e direto.

A única coisa que me pareceu estranha foi ele ter chamado seu método de “fórmula mágica”. Pareceu um tanto infantil, ou apelativo, se bem que a intenção do autor pareceu mesmo vir explicar ao mais leigo o porquê de seu método ser tão interessante. E segundo o próprio autor, que tem utilizado tal “fórmula mágica” durante 17 anos (à época da escrita do livro), ela, a “fórmula mágica”, se mostrou muito vantajosa. E aqui cabe citar que o autor deixa claro que, muito embora no período total de utilização e desenvolvimento do método ele se mostrou eficiente e vantajoso em relação a média do mercado, houve alguns períodos “longos” de 2 ou 3 anos em que ele se mostrava ineficiente. Nesse ponto o autor lembrou da importância da paciência e da persistência quando o assunto é investir. E NESSE PONTO, ESTOU INTEIRAMENTE DE ACORDO. Todas as vezes em que a impaciência e a ansiedade me tomaram conta, deixei de ganhar. Recentemente encontrei a seguinte frase “perdida” por este site, que só confirma esse ponto de vista e postura:

Nossa paciência conquistará mais do que nossa força.

Edmund Burke

Pela sensatez do autor nesse sentido, venho aqui recomendar essa leitura. É uma leitura simples e fluída, sem maiores complicações, o que pode ser tudo que o leitor leigo que pretende adentrar à bolsa de valores precisa. De qualquer forma, sugiro enfaticamente que continue seus estudos.