Comprometida

Comprometida

Resenha divulgada

A história do livro Comprometida começa dezoito meses depois do fim de Comer, Rezar, Amar. Com humor e inteligência, o livro examina questões de compatibilidade, paixão, fidelidade, tradição familiar, expectativas sociais, os riscos de divórcio e as responsabilidades mais mundanas.

Em Comprometida, Elizabeth Gilbert desfaz os mitos, desmonta os medos, constrói uma perspectiva histórica e troca, enfim, fantasias românticas por compromissos emocionais, e reais. Assim, o livro se torna uma celebração do amor – com toda a complexidade e as consequências que o amor verdadeiro, sem ilusões, sempre acarretará.

  • Editora: Objetiva
  • Autor: ELIZABETH GILBERT
  • Ano: 2010
  • Número de páginas: 240
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio
  • Editora: Sextante

Opinião sobre o livro Comprometida

Me encantei com a escrita de Elizabeth Gilbert ainda em Comer, Rezar, Amar. Para mim ela é como aquele autor (ou autora) com a qual você se identifica de forma que parece que ele (ela) é uma versão (bem) mais adiantada de você mesmo(a), ao menos em nosso modo de pensar. É assim que eu penso sobre essa autora.

Ler Comprometida me foi como se uma grande amiga, muito inteligente, estivesse o tempo todo na minha frente, falando entusiasmada de suas idéias loucas. E assim como fazemos com grandes amigos, rimos e choramos juntos enquanto vai contando sua história. Dessa forma, esta me foi mais uma leitura fluida e ligeira, divertida e inteligente.

O tema em Comprometida é o casamento. Durante a leitura a autora vai dissecando o conceito de casamento, de forma nada piegas, com base em muito estudo e em meio a incontáveis citações, enquanto conta o desfecho de um pequeno grande entrave que vivenciou com o namorado, logo após o encontro com o mesmo relatado no fim de seu livro anterior, Comer, Rezar, Amar. Comprometida é um misto de livro de memórias com um profundo estudo sobre a natureza dessa instituição que sobrevive apesar do homem mesmo, o casamento ;-) Portanto se você está em busca de uma história bonita e romântica, do tipo água com açúcar, esqueça.

A citação abaixo me chamou especial atenção:

É isso o que a liderança cristã conservadora vem fazendo no mundo ocidental já há vários séculos: agindo como se tivesse criado pessoalmente toda a tradição do casamento e dos valores familiares, quando na verdade a religião deles começou com um ataque bastante intenso ao casamento e aos valores familiáres.

Aqui Liz comenta esta marca inusitada de nossa sociedade cristã. Mocinhas jovens e sonhadoras de hoje não só acreditam que o matrimônio é de fato sagrado, como pensam que o casamento bonitinho de véu e grinalda, sagrado e cristão, existe desde sempre. Elas nem sonham que quem começou essa tradição viveu a apenas 170 anos e foi a Rainha Vitória. Casamentos como o conhecemos hoje existem a menos de 200 anos. Durante TODO O PERÍODO ANTERIOR DA HISTÓRIA DA CIVILIZAÇÃO, a coisa era diferente, mais simples, mais objetiva, e durante alguns períodos, bem mais massacrante para as mulheres. A respeito ainda da citação acima, as mesmas mocinhas inocentes – e rapazes também, sejamos justos – nem dão muita atenção ao fato de a Igreja ter tentado aniquilar o casamento durante todo o primeiro milênio de sua existência (no livro isso está bem detalhado), como forma de afastar as pessoas do vil sexo (como se isso fosse realmente possível).

Os jovens, e mesmo adultos,  se entretem tanto com bobagens, que permanecem totalmente ignorantes em relação ao mundo, e frequentemente, se enganam a respeito de tudo devido às suas visões de mundo praticamente míticas, ainda. Todos deveriam ter um mínimo de noções básicas a respeito de geografia, história, ciências. Como não têm, continuam se equivocando e sendo enganados por isso.

Em seu livro Comprometida, Liz Gilbert nos oferece um bom panorama, ao menos no que concerne ao casamento, em relação a estes ramos do conhecimento, de forma que você vai terminar a leitura com uma visão muito mais realista e honesta do casamento. Como temas tabus me atraem enormemente, muitos dos quais costumo comentar aqui, e como o casamento é um desses grandes temas, adorei toda a narrativa e recomendo o livro fortemente.

Comprar o livro Comprometida

Escolha a livraria de sua preferência: -> Saraiva -> Cultura -> Folha

Comprometida

Comprometida