Na internet fala-se há um bom tempo da regra do 1%.

Há várias interpretações para esta regra. Eu diria que ela funciona assim: De cem pessoas que acessam a internet, apenas UMA assume uma postura ativa nela. Todas as outras são passivas, isto é, ficam vendo a banda passar, isto é, praticam algo como um voyeurismo virtual.

Dito de outro modo: De cada cem pessoas que acessam a internet, UMA gera conteúdo. De cada cem pessoas que leem esse conteúdo, seja um vídeo, um texto ou imagem, apenas UMA vai reagir, isto é, curtir, comentar ou compartilhar.

Ninguém me curte no Face

Ninguém me curte no Face

A política de visualização adotada pelo Facebook gera várias especulações e estudos sobre esse comportamento das pessoas no mundo digital. Isso porque as pessoas publicam suas coisinhas no FB e ficam frustradas achando que ninguém viu, porque o número de curtidas, comentários ou compartilhamentos é reduzido.

O Facebook de fato controla e limita bastante a visualização das nossas postagens, pois o que ele quer mesmo é que paguemos para elas serem mais visualizadas. Porém sempre tive essa noção de que o número de ações numa postagem qualquer nunca reflete a audiência exata. Para cada ação que uma postagem minha recebe, seja aqui neste site, seja no meu perfil do Facebook, sei que em média outras 90 e poucas pessoas viram e preferiram se manter isentas, seja porque não gostaram, seja porque preferem manter o anonimato, seja porque querem se vingar de mim :)

Tenho duas fã-pages no Facebook. Essas fã-pages mostram o número de visualizações recebidas por cada postagem, e minhas ações lá confirmam: Apesar do Facebook reduzir arbitrariamente a visualização das postagens para apenas 5% dos fãs, desses 5%, apenas 1% reagem às minhas postagens. Em média, a cada 1000 visualizações (confirmadas pelo Facebook), cerca de 10 pessoas curtem, comentam ou compartilham.

É assim que as coisas funcionam, tanto em sites e blogs como este, como dentro do Facebook. É uma regrinha que expressa uma peculiaridade do comportamento humano de modo ligeiramente estatístico. Sendo assim, se você publicar algo em seu perfil e apenas uma pessoa curtir, não fique triste, pois cerca de 100 pessoas visualizaram sua publicação. Fique triste sim por saber que nenhuma dessas 100 pessoas curtiram sua publicação :)

Há quem reclame de quem não nos cumprimenta na rua mas mantém uma presença constante em nossas publicações ou bate-papo no Face. Eu já percebo o inverso: Quem lhe cumprimenta lá fora e no Facebook não é capaz de curtir UMA publicação sua, mas vive curtindo publicações de conhecidos em comum. É uma forma infalível de saber quem não gosta de você.