Clique aqui para imprimir

O Facebook e a regra do 1%

Enviado em 2013-07-15 15:01:23

Na internet fala-se há um bom tempo da regra do 1%.

Há várias interpretações para esta regra. Eu diria que ela funciona assim: De cem pessoas que acessam a internet, apenas UMA assume uma postura ativa nela. Todas as outras são passivas, isto é, ficam vendo a banda passar, isto é, praticam algo como um voyeurismo virtual.

Dito de outro modo: De cada cem pessoas que acessam a internet, UMA gera conteúdo. De cada cem pessoas que leem esse conteúdo, seja um vídeo, um texto ou imagem, apenas UMA vai reagir, isto é, curtir, comentar ou compartilhar.

A política de visualização adotada pelo Facebook gera várias especulações e estudos sobre esse comportamento das pessoas no mundo digital. Isso porque as pessoas publicam suas coisinhas no FB e ficam frustradas achando que ninguém viu, porque o número de curtidas, comentários ou compartilhamentos é reduzido.

O Facebook de fato controla e limita bastante a visualização das nossas postagens, pois o que ele quer mesmo é que paguemos para elas serem mais visualizadas. Porém sempre tive essa noção de que o número de ações numa postagem qualquer nunca reflete a audiência exata. Para cada ação que uma postagem minha recebe, seja aqui neste site, seja no meu perfil do Facebook, sei que em média outras 90 e poucas pessoas viram e preferiram se manter isentas, seja porque não gostaram, seja porque preferem manter o anonimato, seja porque querem se vingar de mim :)

Tenho duas fã-pages no Facebook. Essas fã-pages mostram o número de visualizações recebidas por cada postagem, e minhas ações lá confirmam: Apesar do Facebook reduzir arbitrariamente a visualização das postagens para apenas 5% dos fãs, desses 5%, apenas 1% reagem às minhas postagens. Em média, a cada 1000 visualizações (confirmadas pelo Facebook), cerca de 10 pessoas curtem, comentam ou compartilham.

É assim que as coisas funcionam, tanto em sites e blogs como este, como dentro do Facebook. É uma regrinha que expressa uma peculiaridade do comportamento humano de modo ligeiramente estatístico. Sendo assim, se você publicar algo em seu perfil e apenas uma pessoa curtir, não fique triste, pois cerca de 100 pessoas visualizaram sua publicação. Fique triste sim por saber que nenhuma dessas 100 pessoas curtiram sua publicação :)

Há quem reclame de quem não nos cumprimenta na rua mas mantém uma presença constante em nossas publicações ou bate-papo no Face. Eu já percebo o inverso: Quem lhe cumprimenta lá fora e no Facebook não é capaz de curtir UMA publicação sua, mas vive curtindo publicações de conhecidos em comum. É uma forma infalível de saber quem não gosta de você.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/internet/o-facebook-e-a-regra-do-1/