Na Bíblia, fala-se muito sobre o Reino de Deus, ou Reino dos Céus.

Mas de modo geral, a interpretação desta expressão se dá no sentido de que o Reino de Deus está nos céus, e seria um lugar paradisíaco; que funciona sob uma justiça plena, para o qual podemos ir ou não, somente após nossa morte, dependendo de nossas ações aqui em nossa vida atual.

Mas Jesus mesmo desmentiu esta visão, ao afirmar:

Sendo Jesus interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, respondeu-lhes: O reino de Deus não vem com aparência exterior;
nem dirão: Ei-lo aqui! ou: Ei-lo ali! pois o reino de Deus está dentro de vós.
Lucas 17:20-21

O Reino de Deus, como se vê, era uma parábola. Mas parece que alguns pregadores cristãos não percebem muito bem essa condição na mensagem bíblica. Não sei por quê, mas neste momento, preferem interpretar o tal Reino de Deus ao pé da letra.

O Reino de Deus é na verdade um ideal, uma condição na qual tudo é perfeito, harmonioso e justo, condição esta que subsiste no campo do ideal e que, de alguma forma, já nos está destinado.

É uma visão. E ao nos apegarmos com fé e convicção a esta visão, esta tende a se manifestar como nossa realidade palpável.

Buscai em primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça e as demais coisas lhe serão acrescentadas. Mateus 6:33

Buscai antes o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.
Não temas, ó pequeno rebanho! porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino. Lucas 12:31-32

As minhas obras, eu de mim mesmo não as realizo. Mas o Pai que está em mim, este realiza as obras.

A Seicho-no-ie, filosofia espiritual oriental já comentada aqui, diz a mesma coisa, porém de um modo diferente. Masaharu Taniguchi, fundador da doutrina, entende e denomina o Reino de Deus como Imagem Verdadeira:

A essência do ensinamento da Seicho-No-Ie é que somente Deus, e o mundo da Imagem Verdadeira criado por Deus, é realidade; e que originariamente o homem é filho de Deus. No mundo da Imagem Verdadeira (Reino de Deus) o homem é criado à imagem de Deus e já possui todas as virtudes de Deus tais como: Sabedoria infinita, Amor infinito, Vida infinita, Provisão infinita, Alegria infinita e Harmonia infinita.

O mundo da Imagem Verdadeira (Reino de Deus), criado por Deus, é maravilhoso, perfeito, harmonioso. Aqui agora, está eternamente presente a criação de Deus. Quando visualizamos concentradamente o mundo da Imagem Verdadeira (Reino de Deus) e despertarmos para a Verdade de que somos uma realidade espiritual, perfeita e harmoniosa, desaparece a ilusão e surge a saúde perfeita, a harmonia e a felicidade.

Ao visualizar o mundo da Imagem Verdadeira (Reino de Deus), o homem passa a ter uma vida Divina, mesmo vivendo nesse mundo. No mundo da Imagem Verdadeira (Reino de Deus), o homem, filho de Deus, é isento de pecado, de doença e é livre da miséria, do surgimento e das angústias. A humanidade não precisa carregar o pesado fardo do pecado original. Até agora, a consciência do pecado vem encobrindo a natureza Divina do homem.

* os parênteses e grifos acima são meus.

A interpretação que eu daria para tudo isso é a seguinte:

No Reino de Deus, até nosso peso é o ideal. Pois é...

No Reino de Deus, até nosso peso é o ideal. Pois é…

Você vive alguma situação imperfeita? (tenho certeza que sim rs) Então pare, concentre-se e imagine que no Reino de Deus (ou no mundo perfeito da Imagem Verdadeira) esta situação que agora aparenta ser imperfeita, JÁ EXISTE de modo perfeito. Imagine com alguma concentração a situação ideal que você gostaria que se manifestasse agora, a qual já existe no Reino de Deus, o qual está exatamente dentro de você e está só esperando você conscientizar-se dele (da situação perfeita que já existe dentro de você) para se manifestar em sua realidade material.

Eu diria que este é mais um recurso, mais um modo de utilizarmos nossa fé ou o que também conhecemos como lei da atração. A fé age pela atração entre os semelhantes. Semelhante atrai semelhante. O que você criar em sua mente, com fé e convicção, será atraído até você por semelhança. A lei da atração é manipulada através da fé convicta.

A situação imperfeita que eu sugeri há pouco é a montanha intransponível que Jesus afirmou ser perfeitamente removível diante da fé corretamente aplicada.

Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Marcos 11:23

Só que nós quase nunca sabemos como utilizar nossa fé corretamente. Alguns sugerem orações e devoção, outros sugerem afirmações positivas e mantras, outros usam de feitiços e simpatias, outros de auto-sugestões e auto-profecias otimistas, e por aí vai. E apesar de todos esses recursos, alguns de nós, por não sabermos o que queremos, não utilizamos nenhum deles e por isso mesmo não conseguimos nada ;) Mesmo assim, muitos desses recursos de manipulação da fé dão margem à dúvidas e a dúvida, você sabe, está para a fé como a água está para o fogo.

E é aí que entra a vantagem deste recurso de crença que comento aqui, do Reino de Deus perfeito e absoluto, onde tudo já existe legitimamente, com perfeição, harmonia e bem, o qual já está dentro de nós esperando nossa crença e conscientização dele para se manifestar em nossa realidade: No Reino de Deus, o que é certo, é certo, não há dúvida possível. Se vem de Deus, então é bom, vai se manifestar, não há porque não se manifestar.

[…] Se o homem conscientizar que é Filho de Deus e passar a ter pensamentos e sentimentos condizentes com a sua Natureza Divina, ele terá a salvação imediatamente.

[…] Devemos visualizar concentradamente Deus e o Mundo da Imagem Verdadeira criado por Ele, através do Shinsokan (meditação). Jesus disse: “Buscai, pois, em primeiro lugar, o Reino de Deus e Sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo”. Se mantivermos sempre na mente a imagem do Reino de Deus, perfeito, harmonioso, rico e organizado, onde tudo existe no seu estado ideal, todas as coisas de que necessitamos virão por si.

Livro A Verdade, Volume 2, de Masaharu Taniguchi

Compre a Coleção A Verdade COMPLETA em até 12x.