Se você é daqueles que evita o tédio e a depressão com doses diárias e maciças de programas de TV, esse texto, transcrito do filme Zeitgeist, pode lhe dizer algo:

Estamos numa situação arriscada. Porque vocês (o locutor aponta para o auditório) e 62 milhões de americanos estão me ouvindo neste momento. Porque menos de 3% de vocês lê livros. Porque menos de 15% de vocês lê jornais. Porque a única verdade que conhecem é aquela que vem da televisão. Agora existe toda uma geração que nunca soube nada que não tenha saído da televisão. A televisão é a verdade absoluta, a última revelação. Ela pode construir ou destruir presidentes, papas, primeiros-ministros. A TV é a força mais poderosa e divina neste mundo desprovido de Deus. E ai de nós se algum dia cair nas mão erradas. E quando a maior empresa do mundo controlar a força de propaganda mais poderosa e divina deste mundo desprovido de Deus, quem sabe que merda será vendida como verdade nesta rede.

Prestem atenção! Vocês prestem bem atenção! A TELEVISÃO NÃO É A VERDADE. A televisão é um raio de um parque de diversões. A televisão é um circo, um carnaval, uma cambada de acrobatas viajantes, contadores de histórias, dançarinos, cantores, malabaristas, aberrações, domadores de leões e jogadores de futebol. É o grande negócio contra o tédio.

Vocês estão aí sentados dia após dia, noite após noite, de todas as idades, cores, crenças. Nós somos tudo aquilo que vocês também são. Vocês acreditam nas ilusões que transmitimos daqui, acreditam que esta caixa (a TV) é a realidade e as vossas vidas não são reais. Vocês fazem tudo o que a televisão lhes diz para fazer. Vestem-se como na TV, comem como na TV, criam os filhos como na TV, até pensam como a TV.

Isso é uma doidice massiva, seus dementes! Pelo amor de Deus, VOCÊS É QUE SÃO REAIS! Pensem!!! Nós – da TV – é que somos a ilusão!

Texto transcrito do filme Zeitgeist. Não consegui identificar o autor/locutor. Era um programa de auditório aparentemente antigo, mas com uma mensagem ainda bem atual.