Clique aqui para imprimir

Funil de Vendas - Marketing Digital

Enviado em 2019-05-10 22:27:51

Comecei a pouco tempo a estudar mais a fundo - e atuar - com Marketing Digital, vendendo produtos como afiliado.

Embora esteja trabalhando com internet desde 2002, sempre tive certo preconceito contra o marketing, e uma visão de que a atuação específica de vendas era uma área que não era pra mim, mesmo apesar de ter tido renda de publicidade online através do Adsense por vários anos (e ainda ter, embora em muito menor proporção).

Hoje, às vezes ainda me rendo à ideia de que o Marketing não é pra mim rs. Porque é uma área extremamente ampla, complexa e obscura para quem está iniciando, e inconstante, mesmo para quem já está na estrada.

Enfim, sigo nos estudos.

Como todo mundo, comecei estudando ferramentas e plataformas, como Google Ads, Face Ads, Hotmart, Remarketing, Copywrite, etc. Mas um conceito que me pareceu importantíssimo apesar de relegado ao status de mera ferramenta conceitual para sequência de emails, foi o conceito de Funil de Vendas e seu objetivo intrínseco, que é formar uma Lista de Contatos.

Assista ao Kaisser explicando a importância da obtenção do contato de clientes potenciais.

Um Funil de Vendas praticamente resume toda a ação possível de tentativa de venda online, a qual tenta responder ao que se conhece como Jornada de Compra do cliente.

No início desta jornada, o que no jargão do Marketing Digital chamam de Lead, isto é, o potencial comprador está frio. Às vezes ele não sabe que o produto que você vende existe e nem sabe que precisa dele. Seu papel de digital marketer, ou, mais simplesmente, de bom vendedor, nesta jornada de compra, durante a qual a lead entrará para o funil, é convencê-lo de que ele precisa de seu produto. Quando enfim ele já estiver convencido, dizemos que a lead está quente.

Todos que começam a tentar vender pela internet esperam que as pessoas comprem seus produtos no primeiro anúncio, e não percebem que eles mesmos muito raramente saem comprando coisas pela internet ao verem produtos pela primeira vez.

Por isso, depois de muito estudar, achei legal criar um infográfico resumido sobre as etapas de um Funil de Vendas, situando de forma genérica, é claro, as ferramentas que se utiliza para aquecer a lead, isto é, conduzir um potencial cliente do Topo do Funil até o Fundo do Funil, isto é, até a realização da compra.

Funil de Compras


O gráfico acima é apenas conceitual e, portanto, não entra em detalhes. Sua função é ajudar aos iniciantes do Marketing Digital a compreenderem melhor onde se encaixam vários dos conceitos e ferramentas que estão ali situados, conceitos que são ouvidos espalhados pela web, porém às vezes desconexos na mente do iniciante.

Guia Básico de Marketing Digital

 

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/internet/funil-de-vendas-marketing-digital/