Eventualmente publico alguma coisa sobre astrologia neste site.

Gosto muito do assunto, e uso este espaço para publicar reflexões que vão além do que se encontra nos livros.

Hoje vou falar sobre Netuno.

Mapa Astral

Mapa Astral

Este acima é o meu mapa astral.

Nunca dei muita importância a Netuno, que lá está em conjunção com Marte na casa 09. Demorei pra entender que ali a conjunção já tem força nos assuntos da casa 10, a qual trata dos assuntos profissionais.

O fato inicial aqui é: Eu nunca soube exatamente o que fazer da vida, nunca tive qualquer certeza a respeito de qual profissão escolher, sempre soube realizar diversas atividades, e sempre me interessei por vários assuntos, mas nunca me engajei em nenhum. E as coisas que gosto de fazer não rendem dinheiro suficiente para tocar a vida minimamente bem, o que me obrigou desde sempre a atuar em várias frentes para dar conta da vida. Isso se acentuou nos últimos anos e hoje, já a um passo dos 40, essa questão está me consumindo.

Netuno traz mesmo essa nebulosidade, essa neblina para os assuntos que rege. Traz confusão e insatisfação com as atividades mundanas, pois quer transcender, alcançar o ideal.

E somente recentemente, pois sou apenas estudioso, me dei conta do quanto a posição de Netuno espelha essa situação na minha vida, na medida em que está próximo do Meio do Céu, o ponto que define nossa projeção profissional. Ele não só reflete, como é determinante na minha questão profissional, pois está em conjunção com o meio do céu, e com Marte, este que rege minha casa 2, a casa das posses materiais, e rege também meu Sol/Urano e Mercúrio, pois marte é o regente tradicional de Escorpião, junto a Plutão.

O próprio fato de Netuno ser, junto a Marte, o planeta de posição mais alta do meu mapa, reforça sua preponderância nas minhas questões profissionais.

O fato final aqui é: Eu PRECISO me resolver com Netuno 🤦‍♂️

Então fui estudar Netuno.

E descobri, ou me dei conta, de coisas interessantes. Não vou fazer um tratado do Netuno astrológico neste post, mas destacar alguns pontos.

Netuno “sozinho” num mapa, assim como Urano ou Plutão, terá pouca influência na vida do consulente. Estes três são planetas geracionais, isto é, planetas muito lentos em que toda uma geração o tem no mesmo ponto.

Mas quando um desses planetas é tocado por algum planeta pessoal, ele será um importante matizador, ou qualificativo, daquela área da vida.

Daí você já pode deduzir da tragédia que é o meu mapa, uma vez que tenho plutão em Conjunção com Vênus (e lilith) e Urano conjunção com Sol.

Eu sou aquela pessoa que pode afirmar em alto e bom som, sem vergonha alguma, que não é fácil ser eu.

Pois bem, Netuno…

Netuno representa num mapa astral impulsos imaginativos, sensitivos, tanto num âmbito espiritual, quanto artístico e criativo.

Num nível mais material, simboliza o mar, lagos, líquidos, químicos, gases, bebidas, drogas. Num nível mais comportamental, simboliza a fantasia, as ilusões (e desilusões), o idealismo, bares e a vida boêmia, os assuntos incorpóreos, intangíveis, diáfanos, etéreos, informes, imateriais, inconsistentes, voláteis, evanescentes, efêmeros. Num nível mais espiritual simboliza a transcendência, a iluminação, o misticismo, a compaixão, o humanismo, o amor universal, e com o próprio cristianismo enquanto religião que sugere o martírio, o sacrifício, a renúncia do ego.

No nível profissional, no âmbito espiritual, direciona o nativo a lidar com espiritualidade na forma de terapias e cura, especialmente de doenças psico-espirituais. No âmbito criativo, direciona o nativo a trabalhar com as artes em geral que usam da imaginação, de fantasias, temas ficcionais, irreais, quase sempre inexistentes no mundo concreto, impalpáveis; artes que projetam realidades fantasiosas, que comunicam sensações, que manipulam o estado psicológico/sentimental das pessoas, seja contando histórias através da literatura, seja atuando no teatro, cinema, fotografia, música. Pode usar essa habilidade artística em meios mais capitalistas, que idealizam as aparências das coisas, como a moda, e também publicidade e propaganda, pois da mesma forma, um anúncio publicitário influencia a psique e o sentimento das pessoas, para levá-las a adquirir o produto anunciado.

Vícios, escapismo, evasividade, dissimulação, ilusões, cenários turvos, confusão, nebulosidade, dúvidas, enganos e mentiras são as oitavas baixas dessa esfera humana regida por Netuno. Por simbolizar fantasias, sonhos e ilusões, representa o desejo escapista de se iludir, de se enganar, de se viver no mundo imaginário das histórias, filmes, novelas, ideais, ideologias, para fugir das responsabilidades; algo que muitas vezes é feito também através das drogas.

Sociedade Netuniana

Netuno Astrológico

Netuno Astrológico

Depois de muito estudar e refletir sobre isso tudo, percebi duas coisas:

A primeira, é que intuitivamente, sempre trilhei os caminhos de Netuno. Sempre lidei com artes gráficas, design, webdesign, internet; com esse mundo imaterial das artes e mídias digitais.

Só que sempre achei isso pouco importante (idealismo), instável (pois é), mal remunerado e… aqui algo muito curioso, sempre achei que trabalhar com internet era pouco substancial, isto é, imaterial; muito antes de ter essa noção conscientizada de forma astrológica. Já devo ter criado algo entre 200 sites e vários outros trabalhos gráficos, daí eu pergunto: Onde está esse trabalho todo? Onde estão esses sites, folders e perspectivas 3D que já fiz? 99% desapareceu, não tem mais utilidade, foram atualizados por novas tecnologias; residem hoje enterrados num HD apenas como registro pessoal. Essa coisa de ficar criando produtos virtuais que daqui a pouco já estarão desatualizados, de valor muito fugaz, e não ajudam a constituir patrimônio sempre me incomodou… …mas Netuno é isso, não é exclusividade minha. Filmes, Novelas e séries também dão um trabalho hercúleo e custam muito para serem produzidos, para dentro de poucos meses serem esquecidos. As mídias, a internet, imagens, videos, sons, todo esse mundo virtual, imagético, imaterial, desse constante surgir e desaparecer como ondas do mar, são assuntos bastante netunianos.

Enfim, o assunto sobre minhas dúvidas existenciais-profissionais era esse. Mas vale a pena comentar um pouco mais sobre Netuno.

Minha segunda percepção, é que durante esse estudo todo me ocorreu o quanto vivemos numa sociedade profundamente netuniana.

Chamamos nossa sociedade contemporânea de sociedade da informação; informação que é por si mesma uma existência abstrata, e breve. Vai além. É a sociedade do entretenimento ilusório, lúdico, e não é de hoje. Fotografias, revistas, teatro, filmes, novelas, séries, games, aplicativos. Todas, manifestações fantasiosas, ficcionais, com características etéricas, evanescentes.

Tudo na sociedade hoje é fantasioso, ficcional, imagético e se dissolve em instantes. Não só o entretenimento. Somos também a sociedade das aparências. Até mesmo a busca por status, aquela roupa que mostra o que você não é, aquele carro que mostra o que você não é, aquela decoração no interior da casa feita mais para mostrar pros outros do que para você curtir, etc

Sociedade da mentira. Sociedade de mentirinha.

Sociedade do faz-de-conta.

Perceba também como nossas confraternizações são baseadas sobre o consumo de substâncias químicas que alteram nossa percepção, tornando o mundo mais atraente do que é, porque não suportamos a falta de graça do entediante cotidiano. Bebidas alcoólicas de todo tipo, fumos de todo tipo, especialmente tabaco e cannabis, e outras drogas ainda mais pesadas, muitas alucinógenas em maior ou menor grau, nos permitem viver mundos paralelos, fantasiosos, onde tudo é bonito e divertido, onde a parte chata da vida fica esquecida, mesmo que por algumas horas.

A própria questão das fake-news, que não é uma questão atual, vai por esse caminho. Muito do que adotamos por verdades estão mais próximas de uma narrativa do que de fatos. Meio mundo pensa viver no mundo real, quando na verdade vive dentro de uma bolha ideológica constituída por narrativas, por histórias mal contadas. Nesta sociedade, as pessoas, especialmente, e inesperadamente, do corpo intelectual desta sociedade, querem, preferem, imploram para serem enganadas, e se chocam com a verdade.

A sociedade netuniana é um oceano de imagens, um oceano cheio de lixo simbólico, e parece estar se afogando nele.