Clique aqui para imprimir

Alucinação Coletiva provocada pelo Corona-vírus

Enviado em 2020-04-11 23:13:00

Eu não encontro palavras para descrever a perplexidade que toma conta de mim ao observar essa verdadeira alucinação coletiva que o medo de um vírus provocou nos governantes do mundo inteiro.

Os números são a única forma de ler a realidade com a real dimensão de seus fatos.

Para demonstrar o exagero do qual estamos sendo vítimas, vou usar números de Santa Catarina.

Somente em 2020, de 01 de janeiro até dia 11 de abril, tivemos:

21 mortes provocadas pelo covid-19

234 homicídios - Fonte: SSP-SC

~364 mortes no trânsito - Fonte *

Você consegue perceber a disparidade?

Tivemos cerca de 600 mortes por outros motivos além do covid até março (fora todas as outras mortes por outros motivos) e ninguém cogitou parar a sociedade para "preservar a vida".

Relativizar mortes é chato, desconfortável. A morte de alguém, seja pela causa que for, é evidentemente indesejada e me causa sempre grande consternação. Mas elas acontecem. Pois bem...

Por causa de uma mortalidade pequena, de um vírus, paramos a sociedade.

Veja bem, mesmo que essa mortalidade pelo covid decuplique, ou seja, vá para 210 mortes, ainda assim não supera a morte por homicídios, muito menos as mortes por acidentes de trânsito.

Isso que eu nem citei as mortes por outros motivos e doenças, cuja informação é de difícil acesso.

Impressionantes os números de mortes nos 3 primeiros meses no Brasil.Mais de 41 mil casos de problemas cardíacos, mais de 29 mil de doenças como derrames, mais de 14 mil por violência, mais de 10 mil por acidentes de carros e isso até 30/4. Mortes por coronavírus, 900 até 9/4 pic.twitter.com/vajX0LUZUz


— Bia Kicis (@Biakicis) April 14, 2020



Bastou os primeiros casos e prefeitos das cidades aqui vizinhas já andavam pelas praias com carro de som espalhando pânico, pedindo pras pessoas irem pra casa, estrangulando os comércios.

Minha conclusão é o meu desconforto em ver o meu destino e o destino da sociedade - e digo isso a nível mundial - nas mãos de uma mídia sem escrúpulos, sedenta por audiência, e por governantes completamente crédulos, passionais e despreparados, a quem não passa pela cabeça ler a realidade através de números, estatísticas e proporções.

Leia também: Quantas pessoas morrem por dia no Brasil?

***

* Estimativa projetada para os 3 primeiros meses do ano - 91 dias - através da informação de 1 morte a cada 6 horas em SC. Este número deve ser menor devido ao início da quarentena em março, mas está aí para fins de demonstração.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/sociedade/alucinacao-coletiva-provocada-pelo-corona-virus/