Clique aqui para imprimir

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceano

Enviado em 2018-11-17 14:23:52

O que conhecemos do mundo?


Muito pouco.

Até onde vai nossa noção do mundo, do universo e da existência?

Isaac Newton afirmou que "O que sabemos é uma gota; o que ignoramos é um oceano." Dois fatos recentes me demonstraram claramente esta realidade.

Há alguns meses atrás, durante uma palestra sobre o método pedagógico Waldorf, um dos espectadores da palestra comentou que trabalhava há décadas no segmento da Educação e, no entanto, até ali, nunca ouvira falar daquele método pedagógico, o qual completará 100 anos de existência em 2019.

Há algum tempo, morria num trágico acidente o cantor Cristiano Araújo. Era um cantor sertanejo, carismático, com umas músicas bastante melódicas, e muito conhecido no meio musical sertanejo, e atraía aos seus shows milhares e milhares de pessoas, tendo alcançado, em sua curta carreira, alguns milhões de fãs por todo o Brasil. Eu era um ouvinte costumeiro de suas canções.

Porém, quando ele morreu, muita gente se perguntava: "Quem é Cristiano Araújo". Saiu até em artigo de jornal como o cantor desconhecido que tinha milhões de fãs.

Como pode?

O que sabemos é uma gota


O erro que todos cometemos é considerar que o nosso ponto de vista estreito, pequeno, insignificante é a realidade universal, é a Verdade! Em vez de reconhecermos que é uma pequeníssima percepção de algo tão vasto, enorme e misterioso, que é a existência. Dokushô Villalba

Nós vivemos num planeta que é considerado pequeno sob proporções astronômicas, porém gigante sob as proporções humanas. Viajei de carro entre Itapema e Buenos Aires na Argentina e posso afirmar, esse mundo é GRANDE. É terra que não acaba mais...

Neste mundo, há 7 bilhões de pessoas, chegando em 8 bilhões logo logo... É absurdamente MUITA gente. Mesmo assim, numa cidade média de 200 mil habitantes, nós dificilmente conheceremos 10 mil deles durante uma vida. Estou chutando este número, como um exercício imaginativo. Entre 10 mil pessoas surgem e acontecem coisas que até Deus desconhece... o que diremos do que surge e acontece em meio a 7 bilhões de pessoas?

Quantos métodos pedagógicos existem por aí que nem ouviremos falar? Quantos artistas incríveis já são conhecidos por segmentos inteiros da população, cujo nome não chegará aos nossos ouvidos?

Na sociedade humana existe de tudo. Mas ela é muito fragmentada, a informação nem sempre chega a todos. E quando chega, vem deturpada, ou visando manipular opiniões, e não informar.

Antigamente, conhecíamos o mundo através dos livros e da imprensa e seus respectivos veículos. No início, jornais impressos, revistas, depois rádio, televisão aberta e a cabo, depois portais de internet, blogs... agora, twitter, facebook, whatsapp. Há menos de uma década, somente um assunto abordado em algum veículo de imprensa passava a existir para nós. Assuntos não abordados pela mídia, não faziam parte do nosso universo particular.

Assuntos importantes, porém desconhecidos ou negligenciados pela imprensa até então, eram comunicadas como denúncias. Denúncias graves de qualquer tipo chocavam as pessoas (e ainda chocam). Como podia tal fato estar acontecendo e não sabermos? Na verdade, o fato existia há tempos, porém somente naquele momento em que a reportagem-denúncia é exposta num jornal ou exibida na televisão, é que passou ao conhecimento público que reage com indignação, mal se dando conta de que Brasil e Mundo afora, pode haver centenas de outras situações criminosas, injustas e absurdas semelhantes ou piores. Mas não há indignação, porque o público não as conhece.
Tudo aquilo que o homem ignora não existe para ele. Por isso o universo de cada um se resume ao tamanho do seu saber. (frase atribuída a Albert Einstein)

O que sabemos é uma gota, o que ignoramos é um oceanoImagem


O que passava no Jornal Nacional era o universo conhecido do brasileiro. Revistas televisivas como o Fantástico e Globo Repórter, e depois canais pagos nos traziam diariamente uma infinidade de curiosidades sobre o mundo. E sempre tinha (ou tem) novidade. E nosso conhecimento do mundo se reduzia àquilo, embora também se expandisse um pouco mais com aquelas reportagens e documentários.

O que ignoramos é um oceano


Hoje, nem todos tem acesso a esses canais, nem todos tem tempo para assisti-los. E as pessoas veem cada vez menos televisão, telejornais ou sequer leem jornais. Antes a informação chegava a todos porque os meios de informação eram poucos, centralizados e uniformizados, com o envio em massa (broadcast) de informações para todo um território nacional.

Nossas maiores fontes de informação hoje são hubs digitais como Twitter, Facebook, Youtube ou Whatsapp, o que fragmentou demais nosso conhecimento geral do mundo, uma vez que só costumamos seguir nesses canais os assuntos que nos interessam. É o que chamam de bolha digital.

(E aqui temos um problema gigantesco, que foge do escopo deste texto, mas que vale ser citado resumidamente, que é o fato de cada vez mais o conteúdo dessas plataformas serem fictícios, inventados, fantasiosos, mentirosos, com ares de notícias verdadeiras - as fake-news - e boa parte, as bobagenzinhas para entretenimento, nada mais são que lixo digital, que preenche a mente de milhões de pessoas diariamente.)

Hoje, há memes que surgem e somem na internet e nem ficamos sabendo. Há candidatos políticos desconhecidos por nós que em 2 anos de campanha chegam a presidência. A fluidez da informação de forma orgânica via whatsapp, youtube e facebook corre à parte de nós, que focamos demais nossos interesses em... ora veja, somente no que nos interessa.

O que eu não sei que não sei


A bolha digital conforta, mas também aliena.

Esta é a realidade informacional que vivemos atualmente. Uma rede informacional digitalizada, cada vez mais abrangente e, ao mesmo tempo, cada vez mais personalizada e, portanto, fragmentada. E nesta sociedade vibrante em que vivemos, surgirão mais e mais fatos e fenômenos interessantes, e saberemos cada vez menos sobre eles, ou quem sabe, somente 100 anos depois deles surgirem.

***

Veja também: Fake-news

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/internet/o-que-conhecemos-do-mundo/