Clique aqui para imprimir

Perguntas e respostas sobre perdão, auto-conhecimento e aceitação

Enviado em 2012-10-29 09:17:06

Recebi o seguinte email de uma leitora:
Amei as frases.
Algumas ja pratico.
Outras tento praticar.
Eu estava procurando o site do padre Marcelo Rossi pra perguntar o seguinte:
Tem pessoas que estao sempre fazendo coisas erradas porque sabem que serao perdoadas. Nao podemos cansar de perdoar?
O tempo que cura tudo pode durar mais de 12 anos?
Por que quando começamos a praticar auto-conhecimento, querer ser uma pessoa melhor, pensar positivo, refletir sobre espiritualidade, etc...etc... so acontece coisas ruins?
Por que e tao dificil aceitar que as coisas nao sao como queremos?

Brigada.

Respondi assim:

Olá *****
Não sou padre, nem sou católico, mas suas perguntas me inspiraram bastante. Espero que minhas respostas possam ajudá-la.
Boa sorte!!!
Ronaud

Aí vão (as respostas foram levemente editadas para publicação):

- Tem pessoas que estão sempre fazendo coisas erradas porque sabem que serão perdoadas. Não podemos cansar de perdoar?

A vida funciona de um jeito nada convencional, e de um jeito que a maioria das pessoas não enxerga, e quando enxerga, não aceita, porque foram ensinadas que tudo funcionaria de um modo diferente. Fomos ensinados que precisamos ser bonzinhos e perdoar sempre. Mas isso não nos faz bonzinhos, e sim, bobinhos. A realidade fala por si. Algumas pessoas estão sempre fazendo coisas erradas na nossa vida para nos dar a oportunidade de aprendermos a nos defender - brigando se necessário - e dessa forma ganhamos mais auto-confiança e autoestima e acabamos ensinando a pessoa como se comportar. Se por acaso essa pessoa faz coisas erradas com os outros e não com você, o melhor é parar de prestar atenção nela e passar a prestar atenção em sua vida. Deixe que a vida se encarregará de ensiná-la a se comportar no momento certo. Certamente o comportamento dela, aparentemente desviado, está sendo útil ao progresso de alguém.

Portanto não é uma mera questão de perdão. Perdoarmos hoje e a pessoa repetir o erro amanhã não é inteligente. Devemos perdoar quando tudo já passou, caso ela tenha melhorado, mas enquanto não passa, precisamos aprender a nos defender. De gente assim eu quero distância. MUITA distância.

Leia também:
Perdoar é...
O que é perdoar?

- O tempo que cura tudo pode durar mais de 12 anos?

O tempo que cura tudo pode levar vidas sucessivas. Mas a cura só ocorre quando você evolui e aprende a lição, e a lição é fazer o que for necessário para estar bem. Deus e o universo não têm pressa.

Leia também:
Reencarnação existe?
Como usar a "reencarnação" a seu favor?
A reencarnação explica muita coisa, mas não resolve

- Por que quando começamos a praticar auto-conhecimento, querer ser uma pessoa melhor, pensar positivo, refletir sobre espiritualidade, etc, só acontecem coisas ruins?

Acredito que isso acontece porque há formas de auto-conhecimento que acabam nos convencendo que somos ruins, imperfeitos e pecadores. Veja bem, se você “quer ser uma pessoa melhor”, é porque acredita que não é uma pessoa boa. A sua crença é essa: “de que você não é uma pessoa boa no momento” e é essa crença que vai atrair fatos dignos de uma pessoa que não se sente boa. Isso nos torna inseguros. Então acontecem coisas ruins. A gente atrai o que a gente pensa. Então, num exemplo bem bobinho: se você fizer uma oração pedindo prosperidade, concentrada em sua situação de escassez, é a sua situação de escassez na qual seu pensamento está concentrado, e é mais escassez que vai atrair. Sempre que voce ora ou medita MOTIVADA por uma circunstância ruim, vai atrair ou manter essas circunstâncias ruins.

O que realmente melhora a vida é se sentir bem e tranquila. Faça o possível para se sentir bem SEMPRE. Se vista bem, vá passear, encontre amigos, assista bons filmes, ouça músicas alegres, enfim, dê a você o melhor, já se sentindo uma pessoa boa. Evite fazer orações, meditações e pensar positivo quando está mal. Procure apenas agradecer quando estiver bem, será melhor. A GRATIDÃO é um bom exercício para você reconhecer quanta coisa boa tem e merece.

Leia também:
Quanto mais rezo, mais assombração me aparece
A vida é um espelho
O que é se amar?
Entendendo e aceitando a vida como ela é

Por que é tão difícil aceitar que as coisas não são como queremos?

Por causa do idealismo fundamentado no apego à uma imaginação onde tudo nos seria perfeito. Nos apegamos a situações passadas ou a projeções imaginárias de como as coisas "deveriam" ser e não aceitamos como elas são agora. É o orgulho de não aceitar a realidade como ela é. A realidade não é perfeita. Ela não é como queremos. A realidade é do jeito necessário para o nosso progresso espiritual. Há uma frase que diz que "mar calmo nunca fez bons marinheiros" porque é na tempestade que o marujo vai conhecer e desenvolver toda a sua capacidade. Na vida é a mesma coisa, são os problemas que nos fazem crescer, infelizmente rs. Mas veja bem, há coisas que podemos mudar, e para isso temos braços, saúde e força de vontade. É só trabalhar e se esforçar. Mas há coisas que não podemos mudar, e para esta só há um caminho: a aceitação, confiantes de que há um plano maior e mais inteligente que está cuidando do nosso caminho, por mais que pareça que não há.

Leia também:
Ego, nossa natureza diabólica
Vários textos sobre aceitação
Oração da Serenidade
Idealismo e a Realidade invencível

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/auto-conhecimento/perguntas-e-respostas-sobre-perdao-auto-conhecimento-e-aceitacao/