Clique aqui para imprimir

Como levar na esportiva?

Enviado em 2012-02-16 21:23:46

Encarando a calvície na esportiva Encarando a calvície na esportiva


Aqui e ali nos deparamos com gente que quer tirar uma onda da nossa cara, daquele tipo que quer se destacar pisando ou fazendo graça em cima dos outros.

Se apesar dessa falta de educação da parte dela, ainda gostamos da pessoa, a melhor saída é levar na esportiva, isto é, não se importar.

Levar na esportiva é não levar para o lado pessoal, ou seja, quando os outros fazem algo que nos desagrada, levar na esportiva é preferir acreditar que não fizeram por nossa causa, ou para nos prejudicar. Essa postura inclui não se considerar tão importante assim, também. Todos temos nossa importância individual, mas não somos o centro do universo e muito raramente as atitudes das outras pessoas giram em torno de nós.

Uma forma prática para se levar as coisas na esportiva é se perguntar o que mais tal atitude que nos desagrada pode significar.

Por exemplo, quando você marca um encontro com alguém e a pessoa se atrasa: Você pode preferir acreditar que o atraso dela simboliza o desrespeito pelo seu tempo (você se coloca no centro da questão), ou que se atrasou para lhe dar um chá de cadeira propositalmente (você se coloca no centro da questão e ainda acha que querem lhe prejudicar). Essas hipóteses podem ser verdadeiras, mas... o que mais aquele atraso pode significar? Muito provavelmente, o atraso da pessoa pode ter sido motivado pelo trânsito, ou por algum imprevisto qualquer que fugia do controle dela etc.

Sabemos que há pessoas perversas que realmente agem, ou falam, para nos prejudicar, mas isso é menos comum do que imaginamos. De modo geral, as atitudes, ou palavras, alheias que nos ofendem são motivadas por questões particulares das pessoas e, mais ainda, pela mera falta de noção. Não sabem que nos atingem, basicamente, por ignorância da dimensão de seus atos e palavras. Jesus observou essa postura geral das pessoas ao proclamar: "Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem".

Enfim, levar na esportiva é, naturalmente, o contrário de levar-se muito a sério. Levar-se a sério é dar-se mais importância do que provavelmente se tem, e colocar-se no centro de tudo. Levar na esportiva é basicamente retirar-se do centro das questões. Seja qual for a atitude negativa alheia, a verdade é que muito provavelmente, não foi motivada por você, e não é sobre você.

Mas o melhor modo de levar na esportiva é retribuir a gracinha ou fazer um trocadilho com as coisas que ela disser, ou seja, entrar na brincadeira. A pessoa te chamou de cachaceiro? Então peça pra ela ir lá no bar e buscar mais uma (cerveja) pra você. A pessoa quis dar a entender que você é preguiçoso? Então mande-a trabalhar, afinal, alguém precisa trabalhar nesse país, e você é que não será.

Humor Humor


Caso além de ser estúpida, você ainda NÃO GOSTA dessa pessoa, o ideal é desprezá-la COMPLETAMENTE.

Respira fundo e ignore; é difícil mas não vale a pena dispensar tempo e energia com esse tipo de gente.

O ser humano odeia se sentir desprezado, ele não admite isso de ninguém; logo,na hora em que você escutar uma ofensa, ria, ou fique em silêncio, ou mude de assunto, mas NUNCA responda à grosseria. Não dê esse gostinho. É aquela história... se alguém te dá um presente e você não aceita, com quem fica o presente? A pessoa vai se sentir sem graça, se tiver mais gente ao redor ouvindo, ela é que vai se prejudicar ficando com o filme queimado, e você sairá por cima.

Agora exemplo perfeito de como levar as coisas na esportiva foi a resposta do humorista Rafinha Bastos a rumores a respeito de sua opção sexual:

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/arte-de-viver/como-levar-na-esportiva/