Clique aqui para imprimir

Globo malvada

Enviado em 2012-07-18 00:21:28

Globo e você, nada a ver


Você acha que a Globo é a culpada pelo Brasil ser o que é?

Acredita mesmo que ela fica manipulando a opinião pública?

Sério?

Malvada ela, né?

[...]

Então te convido a alargar um pouco seu ponto de vista e tentar entender que instituições como a Globo são sintomas de uma sociedade doente, e não causas da doença. Tanto é que quem tem um senso crítico mais apurado - grupo cada vez maior - simplesmente não a acompanha, preferindo desligar a TV e se entreter com livros, outras leituras, ou na internet. Ou escolhe outros canais, ou a assiste criticamente.

Me recuso a levar a sério qualquer tentativa de se encontrar um culpado para as mazelas brasileiras, ou humanas, que não seja o próprio povo, ou o indivíduo.

Shakespeare afirmou que "quando o espírito estiver pronto, tudo o mais estará".

Outro ditado diz que "quando o aluno está pronto, o professor aparece".

Ambas as frases expressam uma sabedoria muito profunda, que nos leva a entender que a realidade é um espelho do que somos essencialmente; que quando alcançamos um nível de transformação e evolução íntima, a realidade se adapta a nós para propiciar tanto mais progresso quanto for possível, e assim por diante.

De modo que o inverso também é verdade. Enquanto o espírito, tanto individual quanto coletivo, do brasileiro comum se encontrar assim despreparado e imaturo, instituições como a Globo - e a maioria dos outros canais abertos, ainda piores - continuarão se criando.

Enquanto houver demanda para a mediocridade e para a mentira, elas continuarão a ser produzidas.

Business is business.

Faça a sua parte


Volta e meia me pego conversando com pessoas que veem o mundo de modo bastante pessimista e acham que tudo errado. Que o mundo consiste em espertos sacaneando coitados.

Eu concordo com elas. Basicamente, é isso mesmo que acontece. Mas o coitado já é coitado porque de modo geral não vale nada mesmo se encontra num estágio primário de evolução espiritual.

Mas minhas crenças me levam a concluir que nossa realidade somos nós que fazemos. Você pode olhar friamente, de um ponto de vista cético e materialista, e enxergar injustiça. Ou pode abrir sua mente ao grande mistério que é a existência e deduzir que é bem possível que haja um plano maior para isso tudo, e acreditar que a justiça está sendo feita todo santo dia.

O mundo pode  ser - e é - um mar de lama. Mas sabemos que ele está rodeado por ilhas de excelência e prosperidade. E quem escolhe onde vai ficar somos nós, é você!

Você realmente não vai conseguir mudar o mundo, principalmente se ficar só reclamando e focando na negatividade. Mas pode mudar a sua realidade e é exatamente esta a sua tarefa. Mudar a si mesmo, e mudar seu arredor construindo sua realidade, dia após dia.

Conseguindo, já estará dando gigantesca contribuição para a melhora do Brasil e do mundo.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/sociedade/globo-malvada/