Clique aqui para imprimir

Livro O Homem que Calculava - Resenha / Resumo

Enviado em 2008-09-15 03:30:41

O Homem Que Calculava O Homem Que Calculava

Resenha divulgada


O livro O Homem que Calculava conta as aventuras de um sábio que descobre que pode se dar bem usando seus conhecimentos matemáticos. Uma forma instigante de ensinar os fundamentos da matemática.

Minha opinião sobre o livro O Homem que Calculava


Fiquei sabendo deste livrinho fantástico à época da Universidade, indicado por um professor arquiteto que nos ministrava aulas de matemática. Somente agora, 6 ou 7 anos depois chegou a oportunidade de lê-lo. E valeu a pena porque foi na hora certa.



Como tenho dito em vários dos meus textos, estou numa fase bem "financeira" da minha vida, onde primeiramente desenvolvi minha educação financeira e agora estou procurando aprender a lidar no mercado acionário. E durante esta minha trajetória, tenho percebido e reforçado uma idéia que eu já tinha: A idéia de que a matemática é fundamental para se alcançar sucesso na vida, seja no empreendimento que for. A matemática é como uma lente que te ajuda a enxergar as coisas de forma precisa e objetiva, seja na construção de um foguete, ou para saber se um empreendimento comercial vai bem ou mal. Hoje concordo plenamente com Felix Auerbach, citado neste livro. Diz ele: "A Matemática não é uma ciência, ela é A CIÊNCIA."

Pois bem, O Homem que Calculava conta as peripécias matemáticas resolvidas por Beremiz Samir, calculista persa, nos mostra uma infinidade de grandiosas soluções para problemas aparentemente insolúveis aos pobre mortais como nós. Evidentemente, é um livro de ficção e as resoluções do calculista são fabulosas e impossíveis a um ser humano normal, mas dentro do enredo do livro você fica abismado com a forma valiosa com que a matemática e a geometria vão sendo sabiamente usadas pelo Homem de Calculava para a solução das mais incríveis questões.

O livro ainda é recheado de informações, histórias e curiosidades sobre a matemática e recomendo amplamente esta leitura a todos que se prezam em progredir sua mente. Recomento em especial a todos os profissionais ou estudantes que pretendem seguir a área das ciências exatas ou mesmo para quem trabalha em comércio, mercado financeiro, ou que de alguma forma utilize a matemática em seu cotidiano. Faça um favor a si mesmo e a sua cultura e leia.

Comprar livro O Homem que Calculava


O Homem Que Calculava O Homem Que Calculava


 

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/resenha-critica-livro-o-homem-que-calculava/