Clique aqui para imprimir

A Classe Média sofre

Enviado em 2012-01-14 22:10:10

Esse blog Classe Média Sofre sempre dá um na minha cabeça.

Vida dura desse povo :( Bom é o pobre que não tem iphone e não se incomoda Bom é o pobre que não tem iphone e não se incomoda


Por um lado entendo bem o tema central do blog que é demonstrar como boa parte dos membros do que chamamos de classe média é preponderantemente narcísica, sem noção e preconceituosa, e como as pessoas que compõe essa "classe" reclamam de barriga cheia apesar de seu poder aquisitivo normalmente elevado.

No caso a crítica mais contundente se deve ao fato de que esse grupo de pessoas normalmente pensa que só porque tem dinheiro, são melhores, mais bonitos, mais cultos, etc. É uma crítica ao classismo.

A mensagem que entendo é mais ou menos essa: "Filho, você realmente tem problemas, mas tem muito mais gente em situação muito pior que você, então NUNCA esqueça disso e fica bem quietinho."

Por outro, como alguém que faz parte da própria classe média (que, convenhamos, aqui está mais para um estado de espírito do que para uma classe social), entendo que muitas vezes realmente TEMOS motivo pra reclamar, pois me parece natural no ser humano o "querer sempre mais". Nunca estamos satisfeitos com as coisas e a primeira reação é reclamar... mesmo que, por inconsciência do estado geral da humanidade, reclamemos quase sempre de barriga cheia :(

Eu não saberia concluir uma opinião a respeito do blog. De modo geral entendo e concordo com muito do que está lá. Mas vejo um traço meio exagerado nessa crítica o qual, sinceramente, não sei expressar em detalhes.

De qualquer forma, recomendo fortemente para quem ainda não conhece que dê uma passadinha e leia alguns posts (e ligue seu sensor de sarcasmo). O blog é uma verdadeira lente que vai lhe permitir enxergar sua realidade com um pouco mais de nitidez; ou antes um espelho que vai lhe mostrar seu lado mais mimado.

Verá que o mundo é bem maior que o seu mundinho CHEIO de problemas.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/sociedade/a-classe-media-sofre/