Clique aqui para imprimir

Não tenho nenhuma saudade da escola

Enviado em 2010-07-07 22:01:29

Olhando pra trás, hoje, com (um pouco) mais (de) lucidez, para meu período escolar, fico dividido, em vez de saudoso, como imagino que outros possam ficar. Já ouvi gente endeusando o período escolar: "Porque é o período da vida mais divertido", "Porque é a parte da vida em que vivemos sem nenhuma responsabilidade", "Porque é o período da vida que vai marcar o resto da vida daquelas crianças", "Porque muitos já conhecem na escola seus parceiros de vida" e tal tal tal.

Não! Nem sempre.

Mesmo da faculdade, onde conheci pessoas muito interessantes e divertidas, não tenho saudade alguma. Eram muito diferentes de mim, ou eu muito diferente delas. Sempre tive uma vida simples, rústica, caseira e lá encontrava pessoas urbanas, extrovertidas e cheias de ginga com os outros e com a própria vida. A todo momento ficava me vigiando para tentar me enquadrar com eles, mas é claro, não conseguia.

De modo que me formar foi pra mim uma libertação! A desnecessidade de frequentar uma universidade diariamente me fez tão bem que mal me lembro que tive uma época de cinco anos fazendo isso.

E que tal o período escolar básico, hein? A visão do inferno! Eu tinha dois ou três amigos muito parecidos comigo e eles eram o que tornava a frequência naquele ambiente suportável. Eu gostava de ficar observando a movimentação e conversando com aqueles amigos. E os outros... só ficavam correndo pra lá e pra cá como animais. Meninas só falavam de meninos. E meninos implicavam com outros meninos. Não havia alternativa.

Embora eu tenha certeza de que não sou o único a pensar assim, veja que eu não sirvo e nem quero servir de exemplo pra ninguém. Vai ver eu que era o desajustado e os outros é que eram os normais.

Mesmo assim, saudade do meu período escolar?

Não!

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/vida/nao-tenho-nenhuma-saudade-da-escola/