Clique aqui para imprimir

Como ser criativo e inovador

Enviado em 2011-06-13 01:16:37

Segundo o dicionário Aulete, criar é "dar existência a partir do nada". De onde se deduz que algo tão profundo pode não ser tão facilmente ensinado. É consenso que as pessoas nascem com o dom da criatividade, muito embora eu creia que a criatividade é mais circunstancial do que vocacional. Ou seja, vejo a criatividade como algo profundamente ligado à necessidade que a provocou. É sob necessidade que nossos gênios interiores despertam sugerindo as idéias mais inusitadas. Nem que a necessidade seja, no caso dos artistas, a de se expressar para não enlouquecer com seu mundo interior fervilhante.

Inteligência e criatividade estão intimamente ligadas. Como já comentei aqui, a melhor definição de inteligência que já encontrei, numa conversa informal, foi a seguinte:
Inteligência é a capacidade de estabelecer relações [entre quaisquer elementos, conceitos, idéias, etc].

Assim, você poderá observar que para ser criativo e inovador deve-se, essencialmente, arranjar e rearranjar elementos conhecidos, sejam objetos físicos, funcionalidades, ou mesmo idéias que só existem em nossas mentes.

Sendo você uma pessoa naturalmente criativa ou mesmo não sendo tão inventiva assim, talvez as dicas seguintes possam lhe ajudar a tornar-se alguém mais criativo e inovador. Foram baseadas em parte no livro do publicitário Roberto Menna Barreto - Criatividade no Trabalho e na Vida.

1 - Combine elementos


Praticamente todo artefato ou idéia consistem na soma de outros artefatos ou idéias. Para quê melhor exemplo do que a culinária com suas infindáveis variações de pratos para ilustrar o poder da combinação de vários ingredientes?

Basicamente, sempre surge algo novo a partir da soma de dois outros elementos.

2 - Substitua


Também a culinária serve para exemplificar essa ação. Quantas vezes você não tinha um ingrediente específico e ao substituí-lo por algo semelhante que tinha em mãos, viu que o resultado ficou tão bom ou melhor do que o esperado?

A substituição de rodas por flutuadores permitiu a criação do aeroplano, por exemplo.

3 - Exagere


O exagero permite obter algo inteiramente novo e juntamente, quase sempre, algum destaque para o invento.

É o caso dos super aviões Jumbo, dos petroleiros, trens, e até mesmo do Big Mac e daquela pastelaria que faz sucesso na sua cidade oferecendo um mega-pastel.

Particularmente no comércio, as pessoas gostam de sentir que estão recebendo mais do que estão pagando. Aliás, antes de mais nada, as pessoas de forma geral não se importam em pagar, desde que tenham tudo que acham que merecem.

Por isso, empresas que ficam mesquinhando ou regulando as coisas não costumam ser bem vistas pelos clientes. Já aquelas que oferecem mais do que cobram são sempre muito bem lembradas, recomendadas e longevas...

4 - Reduza


Nada melhor do que a tecnologia para nos mostrar o conceito de redução. Basta observar o que ocorreu com o tamanho dos produtos da Apple nos últimos 10 anos, na imagem ao lado.

Porém deve ser observado que o que foi reduzido, foi o desnecessário, ou seja, peso, tamanho, necessidade de espaço. Já aquilo que as pessoas realmente esperam dos produtos citados, ou seja, as capacidades técnicas, no caso do iPhone em relação ao seu antecessor,  só aumentaram nesses últimos anos.

5 - Inverta


Há alguns séculos o homem utilizava a energia eólica (dos ventos) como fonte de energia, fosse movendo moinhos em terra, fosse servindo de fonte de energia propulsora para os barcos a vela. Depois da invenção do motor a vapor, os navios e a sociedade de forma geral abandonaram completamente esta fonte de energia.

Porém atualmente este processo se inverteu. Até há alguns projetos que pretendem reagregar as velas aos navios modernos, como forma de poupar os combustíveis fosseis. Porém a energia eólica está voltando de fato a ser parte importante da geração de energia moderna, no caso, com as turbinas eólicas contemporâneas.

6 - Veja sob outro ângulo


A criatividade nem sempre precisa resultar obrigatoriamente num artefato físico. A simples mudança/renovação de conceitos pessoais que resultem em mudanças positivas no comportamento de alguém pode, sem dúvida, ser considerada uma mudança criativa, ou inovação. É o caso de quando conseguimos, através da reflexão ou de leituras construtivas, mudar o conceito que temos das coisas, o qual pode estar nos atrasando ou complicando a vida. Fazer as pessoas verem as coisas sob outros ângulos é o que mais tento fazer neste site.

Ora, se você é uma pessoa que sofre por amor e então, ao ler um texto como esteeste ou este, por exemplo, consegue realmente passar a enxergar o sentimento amoroso sob outro ângulo, conseguindo resultados diferentes em sua vida, estará sem qualquer dúvida sendo uma pessoa criativa. Estará recriando-se a si mesma, o que talvez seja o tipo de criação mais fantástica possível.

7 - Encontre novas formas de se usar


Isto vive acontecendo conosco. Embalagens tão bonitas que acabamos utilizando-as para guardar outros produtos. Facas usadas para desparafusar. Aquele baú velho utilizado como sofá, enfim, são alguns dos muitos exemplos de reutilização das coisas.

As roupas, principalmente femininas, também permitem muito esse tipo de ação. Mulheres com talentos para moda e costura adoram reinventar os usos de suas roupas e acessórios.

Lembrando que a reutilização é um forte argumento ecológico, já que impede que um determinado material seja devolvido à natureza, permanecendo por mais tempo dentro da cadeia produtiva.

8 - Melhore o que existe


Um forte e recorrente exemplo desta dica de criatividade são as reformas em casas. A reforma de casas é uma ótima oportunidade de se exercer a criatividade, não só imaginando antes como tudo vai ficar, como usando de nossa flexibilidade e capacidade de improviso DURANTE as obras.

reforma e restauração de móveis e outros objetos decorativos também é outra forma de inovar muito popular e acessível a qualquer um.

9 - Elimine, simplifique, divida


Recentemente as empresas viveram um surto de readequação do conteúdo de seus produtos, principalmente os alimentícios. O motivo? Custos, claro. Como a inflação no Brasil forçava o aumento dos preços e nenhuma empresa quer aumentar seus preços e perder vendas, o que elas fizeram? Diminuíram as quantias oferecidas.

Barras de chocolate passando de 400g para 360g e a própria Coca-cola voltando a oferecer sua garrafa de 1,5 l são alguns dos vários exemplos. Dessa forma, podem continuar oferecendo os mesmos preços por mais algum tempo, porém oferecendo menos conteúdo, muitas vezes até mais adequado às nossas necessidades. E é claro, não avisaram os consumidores. Nem por isso deixaram de ser criativas.

10 - Refaça do zero


Tenta daqui, tenta dali, dá um tempo, tenta de novo e não sai nada de bom? Joga tudo fora e comece do zero. Escritores fazem muito disso com seus escritos. Muitas vezes uma linha de raciocínio não rende e depois de muito insistir, vê-se que dali não se sai. Então arranca-se o papel da máquina de escrever e taca-o no lixo. Eis uma cena antiga que não existe mais, porém continua simbolizando muito bem o recomeço do desenvolvimento de uma idéia.

Repensar uma mesma idéia pode ser um excelente caminho para se chegar a um resultado mais criativo e inovador. Dá trabalho, mas ser criativo nunca foi fácil.

Conclusão


É fácil perceber que as dicas de criatividade acima por vezes se confundem e dizem respeito a um mesmo proceder. Porém criar é uma tarefa plenamente subjetiva e humana. Dessa forma um procedimento que flui perfeitamente numa situação pode não ajudar em nada em outra.

O importante é estar aberto e receptivo, principalmente nas situações de necessidade quando, como dito, nossos gênios criativos se manifestam. O impulso constante para se levar uma idéia até o fim é de igual importância. Já que enquanto estiver em nossa mente, qualquer criação é inútil.

Uma mão na imaginação e outra na massa é a postura mais adequada para conseguir qualquer êxito, em qualquer tarefa criativa. E a verdade é que, a não ser que você seja uma mosca-morta, basta estar vivo para ser criativo e inovador, pois o próprio dia-a-dia nos exige reações criativas o tempo todo.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/inteligencia/como-ser-criativo-e-inovador-10-dicas/