Clique aqui para imprimir

Livro As Vidas de Chico Xavier - Resenha / Resumo

Enviado em 2011-05-12 02:47:13

As Vidas De Chico Xavier As Vidas De Chico Xavier

Resenha divulgada


Chico Xavier sempre viveu no limite. Com um pé na terra e outro no além, ele fechou os olhos e pôs no papel poemas, crônicas e recados assinados por mortos ilustres e anônimos. Resultado: quase 400 livros psicografados e muita polêmica. Para milhões de brasileiros, o médium mineiro é um santo, a ponte mais confiável até o outro mundo, a prova de que a morte não existe. Para outros tantos, é um personagem exótico.

O mesmo Chico Xavier capaz de provocar desmaios entre seus adoradores, já foi processado, esbofeteado e insultado com adjetivos como demagogo e exibionista. O mesmo Chico Xavier indicado para o Prêmio Nobel da Paz, foi alvo de veneno, faca, revólver, menosprezado pela chamada intelligentsia nacional e adulado por poderosos de plantão, ele sobreviveu. Virou Mito. E As Vidas de Chico Xavier traz em detalhes esta intrigante história pra você.

Reflexão e opinião sobre o livro As Vidas de Chico Xavier


Dias atrás comentei minha compra deste box com três livros de Marcel Souto Maior sobre o médium Chico Xavier e sua inacreditável mediunidade.

Terminei agora a pouco a leitura do primeiro e principal deles - a biografia de Chico Xavier intitulada As Vidas de Chico Xavier. E estou absolutamente surpreso com tudo que encontrei. Primeiramente devo comentar minha estranheza diante de um livro que foi lançado ainda em 2003 e que só agora ouvi falar, apesar de meu amplo interesse pelo tema. E mesmo tendo conhecido-o há algumas semanas, não dei muita atenção (cabeção) e só decidi pela leitura após assistir à uma entrevista com o autor.



A trajetória de Chico Xavier foi espantosa. Tamanha abnegação, renúncia e resignação às coisas do mundo só ouvi falar em relação a grandes personalidades cristãs. Durante a leitura, você simplesmente não acredita que alguém conseguiu se dedicar com tamanha intensidade a uma causa, no caso de Chico, à divulgação da doutrina espírita.

Me chamou muita atenção o modo como o guia espiritual do médium o tratava diante de suas dificuldades. Sempre de forma insensível, sem dó, implacável, desumana. Chegamos a sentir repulsa por Emmanuel em alguns trechos da biografia.

E tão surpreendente quanto a irredutibilidade de seu guia, era a absoluta resignação e humildade com a qual Chico o acatava. Da mesma forma, chegamos ao ponto de torcer para que Chico se rebelasse contra o seu guia, apesar de o livro não ser um romance, e sim um retrato muito bem descrito da trajetória de Chico Xavier através de uma narrativa inteligente e muito bem cadenciada. Ainda a respeito da humilhação que Chico recebia de todos os lados, devo dizer que durante a leitura me peguei com a seguinte conclusão: "Se isso for evolução, então não faço a menor questão de evoluir". O conceito de que evolução espiritual se alcança com proporcional humilhação não entra na minha cabeça :(

Sobretudo, o que mais me empolgou em As Vidas de Chico Xavier, foram os infindáveis exemplos de manifestações metafísicas totalmente inexplicáveis pelos também infindáveis céticos que se aproximavam do médium para desmascará-lo, sempre sem sucesso. Embora possa parecer ingenuidade da minha parte, não me resta mais qualquer dúvida a respeito da veracidade das manifestações mediúnicas de Chico Xavier e possivelmente de outros médiuns sérios.

Em relação aos céticos que duvidam de tais manifestações mesmo a despeito do vasto material produzido por Chico Xavier ( e muitas vezes sem nem mesmo estudar a respeito, numa típica negação de fuga ) acontece uma situação engraçada: Ninguém pode negar que Chico, no caso, foi uma pessoa abnegada, caridosa, desprendida de quaisquer valores materiais. Então no ímpeto de jamais aceitar a realidade das manifestações metafísicas, se saem com conclusões mais ou menos assim: "Ele era um embusteiro... caridoso, generoso, um verdadeiro cristão... mas embusteiro". Da mesma forma como julgaram o famoso médium americano James Van Praagh como o "gênio da leitura fria", ou seja, para céticos, as evidências podem ser as mais contundentes possíveis, mas sempre vão avaliar o sujeito como um mestre na arte de produzir evidências contundentes ;-)

Aprendi com o necessário distanciamento jornalístico do autor Marcel Souto Maior que o charlatanismo é muito frequente nesse meio, e também com a abertura e fidelidade com a qual ele reproduziu a fantástica jornada do médium que também existem gente muito séria no mesmo meio espiritualista.

Comprar livro As Vidas de Chico Xavier


As Vidas De Chico Xavier As Vidas De Chico Xavier

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/livro-as-vidas-de-chico-xavier-resenha-resumo/