Clique aqui para imprimir

Como subir na vida

Enviado em 2011-04-26 23:10:40

 

Outro dia me perguntaram no formspring:

"BOM.tenho 20 anos eu quero saber uma dica de como eu posso ser alguem na vida como posso ganhar bem ou se tornar importante eu sei que tem que estudar e tudo + soh que eu goataria de uma forma + rapida e eficas para poder ajudar meus pais,me ajude !obrig"



Observando que é tudo sic e que o professor Pasquale Neto mandou lembranças ;-) tentei responder brevemente lá na página, e venho aqui estender a resposta.

Primeiramente vale repetir que, convenhamos, se eu soubesse essa fórmula mágica para se dar bem na vida, e rápido, eu a estaria praticando :-) e não estaria aqui respondendo perguntinhas de um zé coitado no formspring.

Mas já que perguntaram, vou arriscar uma resposta, afinal, falar é MUITO MAIS FÁCIL do que fazer!

Eu arriscaria cinco características que me parecem sempre presentes no comportamento das pessoas bem sucedidas que conheço, e que invejo admiro. E antes ainda de continuar, devo dizer que "bem sucedido" no meu critério significa a pessoa que vive à sua maneira e que não precisa ficar regulando os gastos mensais de forma dramática.

Minha seleção de características pessoais úteis para se subir na vida seriam:

Observe que todas essas cinco características que tenho tentado associar à ascendência profissional e financeira de alguém estão intimamente relacionadas. Vivência, Inteligência, Esperteza, Ambição, Coragem, enfim, não produzem nada sem estarem juntas numa mesma personalidade.

Vivência


Vivência significa você conhecer a vida por você mesmo, e não através do telejornal, das revistas e de livros.

A vida acontece na rua, no comércio, na noite. Ter trabalhado no comércio por um ano e meio foi o que me bastou para expandir muitíssimo minha noção de sociedade. Recomendo.

A vida não está acontecendo dentro de casa enquanto assiste Ana Maria Braga pela manhã. Precisamos conhecer o campo pra saber como vamos nos locomover nele. A vida é o campo onde você quer se locomover bem, não é?

Reconhecimento de campo não faz parte do jargão militar à toa. Essa característica de se jogar na vida e de experimentar as coisas sempre foi minha maior falha pessoal. Sempre fui um sujeito pouco prático e com nenhuma ginga. Evitava vivenciar certas experiências por um misto de achar - ou crer, mesmo - que não tinham importância,  com bastante insegurança.

Até hoje me agrado com pouquíssimas coisas, o que nada mais é do que o preconceito usado como recurso de sobrevivência, afinal, se algo não me presta mesmo antes de o conhecer, me livro da necessidade de ter que conhecê-lo. Cuide com suas auto-sabotagens ;-)

Inteligência


Assim como as pessoas ainda confundem sabedoria com conhecimento, acabam confundindo inteligência com esperteza.

A melhor e mais sucinta definição que já ouvi para inteligência é:
"Inteligência é a capacidade de estabelecer relações".

O  humor é tido como um dos melhores termômetros para se avaliar a inteligência de alguém. As pessoas mais engraçadas que conheço são aquelas que tem uma capacidade invejável de relacionar assuntos que você não ouve há anos ou mesmo assuntos que não tem nada a ver com o debate, e com isso quebrar a expectativa geral. O resultado? Descontração. A piada se baseia justamente nessa inversão de expectativa de uma história. Quanto mais inusitada for a inversão, mais engraçada a piada.

Se inteligência é a capacidade de estabelecer relações, então você precisa de objetos e sujeitos para relacionar. Onde você os conhecerá? Através de suas VIVÊNCIAS e de alguma leitura. Veja que existe o conhecimento prático e o conhecimento teórico.

Para criar, e com isso prosperar, precisamos dos dois.

Nem um, nem outro. O conhecimento prático você terá obtido como parte de suas VIVÊNCIAS. Já quanto ao conhecimento teórico, não sugiro tornar-se um rato de biblioteca, mas leia bastante, não importa o tema, você precisa estar bem informado, e ter noções gerais de ciências, filosofia, geografia, história. Escolha temas que você goste e leia, se informe e aprenda a se comunicar compreensivelmente por escrito.
A leitura torna o homem completo; a conversação torna-o ágil, e o escrever dá-lhe precisão.
Francis Bacon

Inteligência é uma coisa. Esperteza é bem outra


É atribuída a um nerd famoso - e ricasso - o Bill Gates, uma frase que diz muito:
Nunca zoe de um nerd (CDF), um dia você poderá trabalhar para um deles.

A frase não é dele, mas bem que poderia ser. Sabemos que ser nerd não é garantia de sucesso, mas ajuda. Não vai ser com sua burrice que você vai se tornar bem sucedido. É preciso ser inteligente, e também ESPERTO.

Esperteza é A VELOCIDADE com a qual você pensa, ou "estabelece as relações".

Tem muita gente inteligente absolutamente entediante, porque pensa devagar. A esperteza é vista com maus olhos por algumas pessoas, como se fosse uma intenção desonesta, malandragem. O esperto é na verdade o cara que não acredita em tudo que se diz, porque pensa rápido, associa tudo muito rápido e tira igualmente rápido suas conclusões, as quais, quase nunca são as conclusões convencionais.

É como aquele teu amiguinho do colégio que preferia fazer graça pra sala, mesmo que levasse umas bordoadas da professora, do que ficar quietinho e bonzinho e não fazer a diferença. Perceba que é dele, que enfrentou as regras vigentes na sala de aula, que você lembra hoje depois de anos, e não dos outros alunos que ficaram quietinhos pra ganhar um afago da professora.

Aprenda: A sociedade quer que você fique quieto, pra não incomodar e não competir com ela. Algumas religiões e muitas leis tendem a engessar o cidadão. O esperto já percebia isso desde criança, literalmente.

E ambição é outra


É preciso saber o que se quer, e QUERER! É preciso não ter nada contra o dinheiro e escolher uma profissão mais rentável. Esperteza é isso. Pra não acontecer o que aconteceu com a Cilene, respondendo à questão O nerd de hoje é o cara rico de amanhã? (clique e veja) Ela respondeu:
Eu também acho que não necessariamente (o nerd ficará rico). pois esses dias eu vi um cara que estudou comigo na 8a. série, era o maior zueiro não fazia nada na escola e agora, uns 15 anos depois eu o vi na porta de um colégio particular super chic aqui da minha cidade, com um super carrão, todo engravatado indo buscar a filhinha dele enquanto eu que era a maior cdf da sala sou professora e meus filhos estudam em escola pública. Acho que é questão de oportunidades e sorte tb.

Discordando dela, creio que além de oportunidade e sorte, depende da ambição/esperteza da pessoa. Se ela gosta de lecionar, de transmitir conhecimento e de ter contato com gente, como é a vida de um professor, e ainda assim quer ganhar bem, deveria encontrar um modo de conseguir isso. Ficar reclamando apegado ao status quo não vai resolver o problema. Porque não se aprofundar num dado tema e promover palestras?

Você pode amar o que faz, mas sempre existe uma forma mais rentável de fazer o que você ama fazer.

Coragem


Vejo pessoas muito religiosas pedindo a Deus e esperando que algum milagre aconteça e seus desejos sejam realizados. Não percebem que é nisso que a religião as está engessando. Em esperar, vão esperando, esperando, esperando, e morrem :(  Sei que milagres acontecem, mas penso que é melhor deixá-los para as questões sem solução.

Estude bastante, amplie seus conhecimentos, e AJA bastante. O que é a coragem senão parar de pensar um pouco... e começar a agir??? Encontre seu caminho em algo que ame fazer, e faça muito. Exercite sua coragem de assumir responsabilidades. Coragem é pôr tudo o que foi lembrado acima em prática. As coisas não acontecem por si mesmas. Não sou um grande exemplo de pessoa bem sucedida, mas tenho conseguido bons resultados nos últimos 3 anos. Te garanto, embora reconheça a presença de alguma sorte em minha vida, nada aconteceu por milagre. Cada real que me cai a mais na conta em relação a 2007 se deve a alguma frase, texto, sites, etc, que publiquei. Se não os tivesse garimpado, pesquisado, escrito, corrigido, tentado, errado, refeito, muitas vezes com dúvidas se valia a pena tanto esforço, os tais reais não estariam vindo em minha direção hoje.

Orações e pensamentos positivos ajudam, mas sem AÇÃO, creio que nada de diferente vai lhe acontecer. Nenhuma pessoa rica de fato (esqueça as loterias das ilusões) ficou rica por milagre. Leia a biografia de qualquer um deles e, se você torcer o livro, verá sangue e suor pingar no chão.

Se você gostou deste texto, também vai gostar de:
Pensamento positivo funciona? Não né...
Vamos! Toma uma atitude!

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/sucesso/como-subir-na-vida/