Clique aqui para imprimir

Energia Mental e Indecisão

Enviado em 2010-12-17 22:54:12

Existe um sutil, porém poderoso aspecto do funcionamento da nossa mente, que passa despercebido por 99 % das pessoas. Diz respeito ao seu foco mental. Para onde você está focando sua energia mental?
A energia mental é o fermento vivo que improvisa, altera, constringe, alarga, assimila, desassimila, integra, pulveriza ou recompõe a matéria em todas as dimensões. Emmanuel

Indecisão, um dreno de energia mental


E agora... E agora...


Tem pessoas que realmente tem uma energia e um pique invejável para a vida. Acordam cedo, vão para o trabalho, chegam em casa lá pelas 18:00, 19:00 ou 20:00 horas e ainda tem energia para sair, se divertir, enfim, aproveitar o resto do dia (da noite) e ainda conseguem acordar cedo no outro dia para enfrentar mais um dia de trabalho.

Uma observação que tenho feito sobre essas pessoas, e tem várias delas que me rodeiam (e não, infelizmente não sou uma delas) é que são pessoas relativamente decididas. Não costumam dizer para si mesmas a frase "ah mas se...". Primeiro fazem e depois pensam no que fizeram.

Pessoas como eu primeiro pensam, depois pensam de novo, e vão dormir. No outro dia, continuam pensando, almoçam, pensam mais um pouco e depois... desistem de pensar e não decidem nada. Pois é... Se você é assim, bem-vindo ao clube dos indecisos.

As dúvidas podem ser muito benéficas no âmbito científico, onde estimulam a investigação e a expansão do conhecimento. Já no dia-a-dia as dúvidas são um inesgotável dreno de energia psíquica. Você nunca se sentiu aliviado(a) depois de finalmente decidir por algo depois de uma longa batalha mental entre o sim e o não?

Pessoas com grande energia, que apresentam altos níveis de produtividade pessoal e profissional, têm hábitos que evitam o desgaste de energia. Por exemplo: fumar é frequentemente um desgaste na vida das pessoas. Instalando-se a dúvida:

Um milhão de perguntas e frases que vão drenando a sua energia, deixando a sua mente cansada e desmotivada, sem capacidade para tomar decisões construtivas. Mas o fumo aqui é apenas um exemplo. Toda e qualquer indecisão suga sua energia. Energia esta que poderia estar sendo direcionada para alguma idéia ou atividade mais importante.

Sua atenção está sempre concentrando sua energia mental


Agora, para onde a energia está sendo enviada é que depende de você.
A energia flui para onde vai a sua atenção.

O poder é grande


Nunca aconteceu de você passar por uma situação constrangedora e depois, ficar remoendo aquela lembrança desagradável por horas e até dias até que aos poucos ela vai ficando para trás?

Comigo ocorreu recentemente o inverso desta situação. Ocorreu algo desagradável mas, eu estava tão envolvido com outra idéia, e ao invés de ficar remoendo o fato desagradável, fiquei matutando sobre a tal idéia e daqui a pouco esqueci - mesmo - do tal fato desagradável. Ou seja, sem ter muita noção do que estava fazendo, optei por focar minha energia mental numa idéia que me era agradável e, sem que eu percebesse, as lembranças desagradáveis desapareceram. Não é difícil imaginar o que aconteceria se eu permanecesse focando meus pensamentos nelas.
O olho do dono é que engorda o boi

Qualquer semelhança do que tenho dito com o ditado acima, não é mera coincidência. Aquilo para o quê você direciona suas energias, atenções e cuidados, seja mental, seja prático, tende a se desenvolver. Já o inverso também é verdade, ou seja, coisas as quais perdem nossa atenção, tendem a desaparecer. Simples!

Fácil, não é, mas pode ser muito útil


Tudo que foi dito até aqui, são observações certamente pertinentes e que pouco tem de místico, muito embora eu creia e perceba que nossa energia psíquica possui uma forte penetração e influência para além de nossos limites físicos.

Se nossa energia mental tende a reforçar e ampliar o foco de seu direcionamento, o mais indicado é focá-la no aspecto positivo das pessoas e situações. O modo como isto pode ser feito, sugiro neste texto, onde tento, na medida do possível, clarear o conceito prático do que é abençoar (clique e leia). Tente aplicar em sua vida a bênção simples e verdadeira sugerida no texto indicado e você se surpreenderá com os resultados.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/pensamentos/energia-mental/