Clique aqui para imprimir

Livro Redação Publicitária: Sedução pela palavra

Enviado em 2010-10-12 16:33:50

Redação Publicitária: Sedução pela palavra Redação Publicitária: Sedução pela palavra

Resenha


O livro Redação Publicitária: Sedução pela Palavra apresenta as estratégias de persuasão utilizadas pela publicidade. Desconstrói o anúncio examinando as características de cada um de seus elementos e analisa todos os tipos de anúncio ao mesmo tempo em que correlaciona os aspectos da redação publicitária aplicada a cada uma das mídias. Propõe o uso de diferenciadas estratégias de mensagem para cada situação de comunicação, pois, como afirma o jornalista Matinas Suzuki Jr. ao prefaciar este livro: "A comunicação moderna se tornou fragmentária e complexa. Não se pode mais pensar em publicidade apenas intuitiva, fruto da inspiração pura. É necessário conhecer os conceitos, as técnicas e o contexto que levam às palavras certas para a comunicação certa". Ao levar em consideração as estratégias de persuasão do texto publicitário, o autor utiliza-se também das cores e dos elementos visuais como recurso didático, despertando no leitor a consciência da importância de se fazer a leitura de campanhas/anúncios atendo-se não apenas ao texto, mas, também, à imagem.

Opinião sobre o livro Redação Publicitária


Comprei este livro por necessidade. Não deve ser novidade para você que visita este site regularmente que escrevi um ebook sobre autoestima. Pesquisar, Escrever, diagramar e expor na internet foram tarefas que estavam dentro do meu rol de habilidades. Mas então me deparei com o último elo da corrente: VENDER! E travei.



Lembrei imediatamente de certo trecho do livro Pai Rico, Pai Pobre em que o autor sugere enfaticamente que qualquer pessoa que queira alcançar patamares realmente elevados de sucesso, deve aprender a vender. E eu, naturalmente, não pensei duas vezes: corri para "os livros" ;-)

Depois de alguma pesquisa, o livro Redação Publicitária: Sedução pela palavra logo me pareceu o mais apropriado. Fiquei eufórico com a leitura. Aprendi em alguns dias o que não aprendi em 4 anos de faculdade. Muito embora já tivesse ampla noção de computação gráfica e design gráfico, com suas interessantes teorias das cores, formas, composição visual, etc, jamais havia obtido qualquer traço de conhecimento sobre publicidade. Mesmo o design tendo - imagino eu - 95% de sua demanda impulsionada por solicitações que visam qualquer tipo de venda.

Você, designer em formação ou atuante, leia livros sobre publicidade. Seu horizonte vai se alargar drasticamente. Vai complementar sua formação.

Sobre o livro, o autor Celso Figueiredo traça um panorama geral, não necessariamente sobre a redação publicitária, e sim, sobre toda a publicidade. Observações, dicas, formatos, estratégias, mídias, enfim, são assuntos bem abordados no livro. Todos muito bem ilustrados com uma rica e interessante variedade de exemplos.

O autor aborda a redação como base de toda a atividade publicitária, envolvendo aí diagramação, formatos, estratégias, etc. Dessa forma, o texto vem falando de tudo um pouco, ficando as orientações sobre redação,  propriamente dita, reduzidas a passagens distribuídas ao longo do texto. Nesse sentido, levado pela força do título do livro, esperava algo mais no estilo manual de redação com sugestões de métodos de criação, roteiros de idéias e dicas importantes voltadas a adequar nossa redação para a venda.

É assim, nos informando, que vamos aprendendo, por exemplo, que marketing é uma área muito mais a ver com administração; que publicidade e propaganda são áreas muito mais correlacionadas com comunicação; e percebe por fim que VENDA é outra coisa bem diferente, embora seja ainda o objetivo primordial do marketing, da publicidade, do design, etc. E percebemos então que tem tanta coisa pra se aprender nessa vida, que é inevitável concluir vez ou outra que "morremos, e não vemos tudo".

Comprar o livro Redação Publicitária


Redação Publicitária: Sedução pela palavra Redação Publicitária: Sedução pela palavra

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/livro-redacao-publicitaria-seducao-pela-palavra-resenha-resumo/