Clique aqui para imprimir

A reencarnação explica muito, mas resolve alguma coisa?

Enviado em 2008-12-06 16:00:34

Vidas infinitas, como as ondas do mar


Dias atrás falei aqui sobre a importância da RENOVAÇÃO que nos é oferecida a cada dia, a cada mês, a cada ano, etc, permitindo-nos sempre uma nova chance para reacreditar e recomeçar.

Hoje vou mais longe.

O que você pensa da possibilidade da reencarnação?

A renovação das renovações


Esse tema dá o que falar e é bem controverso, não é? Dizem "Eu acredito em reencarnação" ou "Eu não acredito em reencarnação" como se acreditar fosse fazer o tema se tornar verdadeiro ou não. Mas isso acontece com todos os temas. Ora, há quem não acredite que o homem pisou na lua, e embora eu ache esse acontecimento muito provável, não teria como provar. Se até temas concretos e já aceitos continuam a criar oposição e desconfiança, o que se pode esperar de um tema como a reencarnação?

Já vi alguns programas de televisão investigativos averiguando as possibilidades de determinada pessoa já ter passado neste planeta em épocas remotas. E toda a investigação se fazia através de sessões de regressão hipnótica a lembranças de uma determinada vida pregressa da pessoa estudada, cujos dados obtidos eram pesquisados de modo a tentar encontrar tempo, lugar, contexto e identidade passada do indivíduo ouvido. Assisti a vários casos, um mais instigante que outro. Num dos casos, uma dona de casa americana foi para a Europa, num lugarzinho distante, o qual conseguiram identificar em suas regressões. Acharam até o nome usado por ela, relatado numa das sessões, nos registros de casamento de três séculos atrás. E quando a senhora adentra ao casebre de suas lembranças, que ainda se mantinha de pé, entrou numa crise de choro compulsivo e saiu dali não querendo mais voltar. Vai saber a natureza de um fato como esse... Se foi um assombro positivo ou negativo não se sabe. Como era uma típica dona de casa americana, sem maiores interesses metafísicos, nem ela mesma soube explicar ao certo o que sentiu. É uma investigação que não pode ser metodicamente reproduzida, portanto não tem valor científico, mas que balança, balança!

Considero muito provável a existência da reencarnação. Partindo-se do princípio de que a sina de cada indivíduo é a EVOLUÇÃO, nada mais lógico do que ver nas vidas sucessivas o exercício constante desse crescimento pessoal. É como se cada período de vida neste planeta fosse uma aula daquelas que frequentávamos na infância. Assim como uma aula é pouco para aprendermos tudo, fazendo-se necessárias para tal toda uma infinidade de aulas, assim também uma única vida não nos oferece tempo suficiente para aprendermos tudo que precisamos (e podemos) aprender, fazendo-se necessárias uma infinidade de vidas sucessivas para chegarmos à plenitude de nossas vocações.

Em meu entendimento, o longo período de nossas infâncias (o "animal" humano é o que mais tempo passa dependente dos pais) serve para reincorporarmos através do ambiente e das condições de vida, todo o exato contexto que deixamos em nossa última experiência neste plano físico, de forma que ao final de nossa adolescência, estejamos no ponto para seguirmos nossa experiência espiritual, assumindo a responsabilidade por nosso futuro. Isso já explica o porquê de tanta disparidade na infância das pessoas, tendo alguns indivíduos maravilhosas infâncias e outros vivendo o inferno na terra já desde pequenos. Isso mostra também um caminho para se explicar o porquê de algumas crianças virem para esta vida já doentes desde o berço. Ou para as crianças prodígio, trazendo consigo talentos inacreditavelmente inatos.

Se você quer saber como deixou sua última vida, reveja o contexto no qual viveu a sua infância e adolescência. Se foi um período conturbado e traumático, provavelmente houve uma reincorporação do que havia ficado pendente de sua vida passada (dívidas e resgates cármicos). Há uma forte possibilidade de os dramas que você já viveu ou está vivendo atualmente sejam um resgate de dramas de vidas passadas, que retornaram para que você enfim, os resolva. E não há outro caminho: cedo ou tarde você vai - e terá - de superá-los.

Ou por outro lado, se você teve uma infância e adolescência equilibrada e envolvida com amor, atenção e preparo para o seu desenvolvimento, assim se fez para que você possa seguir sua  trajetória espiritual adiante, dando novos passos em direção ao progresso de sua alma através do trabalho e do constante desenvolvimento de suas aptidões.

Pois repito, uma vida só não nos oferece tempo suficiente para explorarmos todas as possibilidades e resolvermos tudo que precisamos resolver em termos de auto-desenvolvimento. Esse é o ponto de vista proposto pelo espiritismo de Alan Kardec.

Mas...


Há alguns pontos de vista adotados por muita gente, em relação ao conceito de reencarnação, que me incomodam bastante. São eles:

Simplificação


O grande problema que vejo na ideia da reencarnação é justamente A INTERPRETAÇÃO que as pessoas fazem da reencarnação, sempre simplistas. Ora, assim como já tem gente querendo ganhar na mega-sena com a lei da atração, assunto amplamente divulgado através dO Segredo, tem gente querendo sofrer tudo que pode nessa vida para ser feliz na próxima. Querem trocar sofrimentos por felicidade futura, como se fossem moedas de troca. Ridículo! Enquanto optarem pelo sofrimento, é sofrimento que vão ter.

Até porque convenhamos, primeiro eu vou ter que morrer, ver se essa história de ter que voltar pra cá é verdade - e Deus queira que seja - para só depois pensar no que vou fazer da minha PRÓXIMA VIDA, porque ainda não consegui decidir direito o que fazer DESTA.

Superioridade


Alguns espíritas tendem a se achar superiores, por adotarem uma visão de mundo que, de fato, apresenta uma compreensão um tanto mais lógica da existência. Mas a verdade é que acreditar em reencarnação não faz de você uma pessoa melhor. Sob qualquer religião, AGIR melhor faz você ser melhor. Sempre brinco que se o processo da reencarnação é verdade ou não, tanto faz, pois não vai mudar em nada o meu cotidiano além de me trazer alguma explicação relacionada a algum aspecto da minha vida que pouco poder tenho para mudar. O que plantei, já está plantado e não me resta mais nada a não ser colher. Se fui forte para plantar o indesejável, devo ser forte para colher - e suportar - o indesejável. Superioridade não é enxergar longe, é IR longe.

Passividade e resignação


Acho que essa é a grande falha do espiritismo brasileiro. Se concentram demais nas vidas passadas e nas vidas futuras, e a mensagem que deixam para a vida presente é branda demais, resumindo-se à resignação e à aceitação da culpa por termos sido "malvados" numa eventual vida passada. Nada mais é do que um catolicismo com reencarnação que prega que já nascemos em meio ao pecado; uma versão atualizada da culpa judaico-cristã, tão impregnada no pensamento da nossa sociedade. A sociedade do CRIME e CASTIGO, que bem poderia ser a sociedade do ERRO e RESPONSABILIDADE.

A vida está lá fora, cheia de possibilidades, não dá pra esperar por uma vida futura. Eu quero ser feliz AGORA. Nem que pra isso eu precise trabalhar, estudar, me aprimorar; nem que isso leve algum tempo, mas não abdico do meu direito de ao menos continuar tentando, hoje e agora. A ideia da reencarnação pode me contribuir muito com isso, sob o entendimento de que o que sou hoje, é o que tenho plantado desde sempre. E que HOJE MESMO posso optar por acreditar na LUZ, ao invés de preferir a escuridão. Mas infelizmente, temos optado pela estagnação e a tristeza com medo da RESPONSABILIDADE DE SERMOS FELIZES.
Amas a vida? Então não desperdices seu tempo; é de tempo que a vida é feita.
Benjamin Franklin

Por uma mensagem mais construtiva


Acho que a única mensagem espiritualista válida, seja da religião que for, é a mensagem que nos ajuda a superar nossos problemas AGORA e não no futuro e muito menos num passado que evidentemente não volta mais. E a reencarnação colabora nesse sentido através do entendimento de que há limites, os quais sim, foram criados por nós, mas que podem ser transpostos mediante a conscientização, redirecionamento e (muita) paciência.

A consciência da reencarnação permite mudar algo na minha vida, ao me oferecer a noção de que agora mesmo eu posso começar a plantar um futuro melhor, muito embora a época da colheita para esses novos frutos possa estar longe no tempo, quem sabe justamente em uma vida futura. Embora essa visão seja um "consolo", é importante continuar trabalhando e correndo atrás dos meus objetivos e continuar acreditando, e tentando o que for possível.

Veja também:


O que é Carma

Queimando Karma

Carma, Trauma, Querer

O Carma, a Reencarnação e o Dharma na Bíblia

Como usar a reencarnação a nosso favor

Frases bíblicas sobre Plantar e Colher

***

Reencarnação e Ressurreição

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/espiritualidade/a-reencarnacao-explica-muita-coisa-mas-nao-resolve/