Clique aqui para imprimir

Amor, aceitação, doação, perdão

Enviado em 2010-08-09 16:26:01

[...] psicólogos afirmam que uma das causas das doenças mentais, dos problemas familiares e de saúde ou dos fracassos financeiros é a falta de capacidade de doação que muitas pessoas demonstram com relação à vida. Elas têm um rígido conjunto de regras a respeito de como a vida e as pessoas deveriam ser. Quando as pessoas e as circunstâncias não correspondem às essas regras rígidas, elas criticam, condenam, descobrem erros, resistem e se ressentem. São desprovidas de harmonia, de amor e de felicidade. Isso ocasiona todo tipo de problema, e elas perguntam por que a vida nunca é da maneira como elas gostariam que fosse.

A prática do amor nos ajuda a desenvolver uma atitude não-crítica em relação à vida e às pessoas. Tornamo-nos menos rígidos, menos inflexíveis, menos resistentes com relação à vida e às pessoas, quando elas não seguem nosso conjunto pessoal de regras. O amor nos ajuda a desenvolver uma atitude mais harmoniosa do que negativa, mesmo quando a vida e as pessoas não são o que achamos o que deveriam ser.

É fácil ter uma atitude harmoniosa com relação à vida e às pessoas quando tudo acontece como planejamos. Se conseguirmos conservar essa atitude, sem resistir e fazer críticas, quando as coisas dão errado, estaremos então pondo em prática o  amor e dando a nós mesmos uma oportunidade de agir corretamente, talvez de maneiras que jamais previmos. [...]

Trecho de Catherine Ponder, retirado da página Oásis Imaginário (que foi removida). Os grifos são meus.

O trecho acima ilustra um pouco a colcha de retalhos que nós, humanos, vamos criando através das palavras, tentando dar nomes aos sentimentos, quando estes são, na verdade, inomináveis e mais, quando no fundo percebemos que sentimentos como amor, aceitação, doação, perdão, gratidão, (entre outros) são os vários aspectos de uma mesma atitude pessoal.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/amor/amor-aceitacao-doacao-perdao/