Clique aqui para imprimir

Comparação entre os astros celestes

Enviado em 2010-06-11 23:37:33

Abaixo, imagens com comparações de tamanho entre os astros celestes conhecidos. Você já deve ter recebido estas imagens por email, como eu já recebi, mas a consciência de nossa pequenez é algo tão fantástico e estarrecedor (quando você realmente reflete sobre isso) que acho válido expôr a comparação abaixo:



Acima, a comparação entre nosso planeta e os astros mais próximos, juntamente a Plutão, o último (ex-) planeta do sistema solar.



Aqui, acima, já começamos a perceber que nosso planeta (Earth), tão grandioso aos nossos próprios olhos, não passa de uma "merdinha" perto dos dois grandes planetas gasosos do nosso Sistema Solar.



Já aqui, acima, diante de nosso astro rei, o Sol (Sun), não passamos de um cisco. Incrível, não? Estrelas não são chamadas assim à toa.



Aqui, acima, diante da mega-hiper-super-gigantesca Arcturus, é o Sol (Sun) que não passa de uma pedrinha no sapato. Como está escrito na legenda, nessa escala a Terra se torna indistinguível.



E pra chutar o pau da barraca, acima, diante dos maiores astros conhecidos, o nosso Astro-Rei (Sun) é que não passa de um cisco. Seria fantástico se não fosse real!

Você não é o centro do universo



 

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/ciencia/comparacao-entre-os-astros-celestes/