Clique aqui para imprimir

Livro A Energia do Dinheiro - Maria Nemeth - Resenha / Resumo

Enviado em 2010-06-03 08:10:44

A Energia do Dinheiro A Energia do Dinheiro

Resenha divulgada


Combinando um programa completo de auto-descoberta com métodos comprovados de administração do dinheiro, este guia para a prosperidade apresenta doze princípios que o ajudarão a: Descobrir o conjunto oculto de crenças e padrões que estão na base do uso cotidiano do dinheiro e dos recursos pessoais e que às vezes, o subvertem; Domar os dragões do comportamento automático e do excesso de atividade; Vencer o medo da privação e da escassez; Aceitar o paradoxo e a confusão e trabalhar com eles; Concentrar conscientemente a atenção na energia do seu dinheiro; Dispor-se a receber a energia e o apoio dos outros e do universo; Desenvolver o seu caminho pessoal rumo à abundância e permanecer nele.

Com exercícios e meditações fáceis de fazer e outros processos interativos, a Dra. Nemeth o levará a conquistar o sucesso financeiro e a dar sua contribuição pessoal ao mundo.

Minha opinião sobre o livro A Energia do Dinheiro


Sabe quando você está estudando um assunto e depois de algum tempo você percebe que há certo segmento de informações daquele assunto os quais você gostaria de conhecer e se aprofundar, mas que não consegue encontrar de forma fácil? Pois bem, esse segmento de informação que eu buscava, em relação ao dinheiro, que era a parte mais psicológica (não necessariamente espiritual) eu fui encontrar depois de várias leituras frustradas justamente neste livro.



A autora Maria Nemeth é psicóloga clínica e aborda nossa postura psicológica (e portanto, nossa postura pessoal e individual, e eu diria até... existencial) diante do assunto dinheiro e seu valor, em nossa vida. A abordagem é profunda e repleta de impressões muito acertadas, com muitas das quais você sem dúvida se identificaria.

Há pelo livro vários exercícios que buscam lhe orientar de forma a você visualizar e alcançar o âmago de sua postura diante do dinheiro e de como você - bem ou mal - reage e lida com ele, o dinheiro, bem como suas correlações. Fazê-los com calma, demore o tempo que demorar, e aplicadamente, é fundamental. Não é um livro para ler, é um livro para se estudar ao longo dos anos.

Eu diria que o livro é muito, muito bom mesmo, dentro - repito - do que se propõe, cuja proposta era justamente a que eu procurava. Há vários e vários livros sobre nossa relação com o dinheiro, muitos dos quais eu já li. Uns focam mais na economia, outros mais na disciplina, outros na administração, outros ainda nas vendas e outros, por fim, na parte psico-espiritual da nossa relação com valores. Este livro é um desses, onde a abordagem psicológica de nossa reação diante do dinheiro me pareceu mais isenta e profunda.

O único ponto negativo do livro A Energia do Dinheiro, me pareceu alguns aspectos da tradução. Certos pontos e expressões chave poderiam, ao meu ver, ser melhor expressados em nosso idioma através de palavras mais adequadas. Por exemplo:

Mentalidade do Macaco - Embora o uso deste termo seja muito bem fundamentado pela autora como sendo uma observação sobre certo aspecto de nossa mente, surgida com o budismo, ler este termo repetidamente durante a leitura vai ficando estranho. Se fosse substituído gradualmente unicamente pela palavra "mente" ou quem sabe ainda como "macaquice mental", me parece que soaria muito melhor.

Ação autêntica - É um termo cuja compreensão é mais fácil, ainda assim, me parece que seria melhor traduzido, dentro dos contextos nos quais aparece no livro, como "ação consciente" ou ainda, "atitude óbvia".

Comportamento dirigido - Esta expressão encontraria seu equivalente na língua portuguesa com extremo significado no termo "piloto automático", ou ainda, "comportamento automático".

Padrões de integridade - Talvez se você substituir esta expressão por "natureza pessoal" ou "vocações naturais" ou ainda "padrões internos", você consiga compreender melhor o que a autora quer passar.

Enfim, estou sendo chato, mas relevando esses pequenos desvios de significados, esta leitura poderá lhe acrescentar muito mesmo. Foi o que aconteceu comigo.

Detalhes do livro



Comprar o livro A Energia do Dinheiro de Maria Nemeth


A Energia do Dinheiro A Energia do Dinheiro


 

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/livros/livro-a-energia-do-dinheiro-resenha-resumo/