Clique aqui para imprimir

A importância da Ficção na Guerra Cultural - Olavo de Carvalho

Enviado em 2023-02-02 23:08:12

A imagem que as pessoas fazem da realidade é determinada maciçamente pela ficção, e não pela informação.

Se você perguntar assim, "O que foi a Guerra do Vietnã?", as pessoas formam a imagem da Guerra do Vietnã por filmes, como Apocalipse Now e outros, não por livros de história.

A história só chega à população através da ficção. Só!

Inclusive esta ficção, passa a ser, depois, conteúdo pedagógico.

Em face disto, o poder das discussões ideológicas é quase nulo, porque você está tentando falar com a consciência intelectual, ao passo que toda a imaginação dela já está moldada em sentido contrário, e ela não vai poder abdicar dessa imaginação, mesmo que você a convença - "Ah, mas você demonstrou assim e assim, mas eu continuo VENDO da outra maneira"

Estão entendendo como é que faz guerra cultural? Não é com propaganda ideológica, não é com doutrinação, é com o trabalho da imaginação.

O poder da imaginação sobre o ser humano é tal, que a imaginação domina a vontade em 100%, você só pode querer o que você imagina.

Então vamos supor, você chega num restaurante num país, tipo a Hungria, e pede o cardápio, e o garçom te mostra um cardápio húngaro: "O que o senhor quer?" Não tenho a menor ideia, eu não consigo IMAGINAR o que são estes pratos, nem a forma, nem o gosto deles, então não posso escolher!

***

Trecho retirado deste vídeo, via Yuri

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/sociedade/a-importancia-da-ficcao-na-guerra-cultural-olavo-de-carvalho/