Clique aqui para imprimir

O Grande Erro do Bolsonaro

Enviado em 2022-12-11 15:02:57

Como eu já disse aqui em textos anteriores, eu votei no Bolsonaro - APESAR do Bolsonaro - pela continuidade do quadro ministerial, no meu entendimento, consideravelmente bom, que tivemos nesses últimos quatro anos.

Números do Gov. Bolsonaro


De modo simplório, eu diria que Bolsonaro é o sujeito errado defendendo valores e princípios certos. Mas sei que essa avaliação é injusta, porque tudo é muito complexo. Talvez possamos dizer que ele é o sujeito certo, que governou certo, mas que se portou da forma mais errada possível.

Deus, Pátria, Família e Liberdade!


Como não concordar com valores tão tradicionais e basilares?

O problema é que Bolsonaro, com seu jeito temperamental, grosseiro, desequilibrado e inarticulado, foi um péssimo garoto-propaganda para valores fundamentais amplamente desconsiderados no debate político brasileiro; desconsiderados e por isso mesmo, necessários.

E foi vítima de si mesmo.

Passou os últimos quatro anos colecionando inimigos, atacando nominalmente figuras públicas poderosas, se expondo demais, sem a menor necessidade, no cercadinho, nas suas lives infames, em manifestações, com falas improvisadas, precipitadas, infelizes, com seu péssimo jeito de se comunicar, que serviram de farta munição gratuita dada diariamente para um inimigo - a oposição - impiedoso e verdadeiramente diabólico, sob verdadeira abstinência de acesso ao dinheiro público.

Dos inimigos colecionados, estão a poderosa rede globo e outros grandes canais de imprensa, que ainda detém o controle da narrativa oficial no país.

Bolsonaro passou 27 anos como Deputado, situação em que é normal defender os valores de seu eleitorado de forma mais veemente - então se tornou PRESIDENTE e continuou agindo como um deputadinho briguento do baixo clero. Não percebeu que um presidente, depois de eleito, tem que ser o mais neutro possível, porque tem que ser presidente de TODOS, e não só da Direita.

Como pôde ser tão burro?

Para além da péssima comunicação pessoal, que jogava o tempo todo contra si mesmo, houve uma falha ainda maior. Como eu disse no início, tivemos um quadro ministerial técnico, focado e realizador, mas... quem ficou sabendo?

Da grande massa populacional brasileira, NINGUÉM!

Somente seus eleitores mais engajados sabiam de grandes realizações como a conclusão da Transposição do Rio São Francisco (em 3,5 anos, com uma pandemia no meio, enquanto o PT, cujo líder é de lá, não terminou em 14 anos), da Ponte do Rio Abunã, ligando finalmente o Estado do Acre por terra ao restante do país, livrando o povo da máfia das balsas, do asfaltamento do atoleiro da BR 163 depois de 40 anos de atraso, permitindo caminhoneiros atravessarem o trecho em 1 hora o que antes levavam até 5 dias em períodos chuvosos.

O que eu quero dizer é que o governo Bolsonaro falhou miseravelmente na comunicação e na propaganda de seu governo. Miseravelmente! E não foi falta de aviso, várias pessoas comentavam nas redes sociais dele e de seus filhos sobre a importância de divulgar em rede nacional todos os feitos do governo. Mas nada foi feito.

Perdeu a reeleição, e quem perdeu com esse show de incompetência no quesito imagem e propaganda, foi o povo, que perdeu um governo técnico, gestor e com casos de corrupção - SE COMPROVADOS - mínimos em relação aos escândalos escabrosos protagonizados pelo PT no passado.

É inacreditável que as coisas tenham que ser assim. É inacreditável que pessoas do gabarito de um Paulo Guedes, Tarcísio de Freitas, Rogério Marinho só possam chegar ao comando de ministérios mediante um acidente político, como foi este que colocou a Direita na cadeira presidencial.

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/sociedade/o-grande-erro-do-bolsonaro/