Clique aqui para imprimir

Música Folk

Enviado em 2022-04-17 22:16:16

Quando eu era criança, ainda em Joinville em fins da década de 80, minha mãe ia regularmente ao centro da cidade, e me levava junto.

Lembro que num desses passeios, havia um senhor sentado numa esquina da Rua do Príncipe, tocando músicas, como fazem até hoje músicos oferecendo seu talento em troca de alguns trocados.

Mas aquela era uma música diferente das músicas que já estava habituado a ouvir em casa. O senhor aparentava alguma idade, usava boina, e, serenamente, tocava sua acordeon num ritmo cadenciado.

Atualmente, sempre quando ouço um certo estilo musical, lembro daquele senhor na esquina com sua acordeon.

Tempos atrás, encontrando algumas músicas que me remetiam imediatamente aquele passeio com minha mãe, parei pra pesquisar um pouco e saber melhor que estilo é esse, e descobri que era o Folk.

Não é um ritmo que desperte emoções muito intensas, ao contrário, pelo menos a mim, desperta certa nostalgia.

Se você traduzir a palavra Folk, entenderá que é uma música considerada "popular", e é bem verdade que todos os povos possuem sua música popular, algumas muito diferentes entre si. Entretanto, o estilo que aqui destaco é na verdade algo muito europeu. É a música que se tocava nas ruas da Europa, mais ou menos como aquele senhor que me chamou a atenção com sua música, por séculos, antes do surgimento da indústria musical e da mídia global que propagou os estilos modernos pelo mundo.

Abaixo, trago alguns exemplos, todos tocados de forma moderna, porém sob um estilo bastante peculiar, o qual todos nós já ouvimos em algum momento da vida, sem darmos a devida atenção

La valse d'Amélie


O típico folk francês.


Beirut - Nantes


A banda Beirut fez sucesso no Brasil com a música Elephant Gun, a qual foi trilha sonora da minissérie Capitu, baseada no romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. É uma banda que resgata o folk europeu, e, se você se identificar com o folk, recomendo fortemente que busque suas outras músicas. Nesta apresentação abaixo, cantam Nantes, na rua, como faziam os músicos que trouxeram esse estilo ancestral até nós.


Dragostea Din Tei - Robyn Adele Anderson


Robyn Adele foi a primeira vocalista do grupo PostModern Jukebox, o qual já comentei aqui. Ela tem seguido carreira solo e feito trabalhos magníficos semelhantes ao grupo do qual fazia parte, através de covers de músicas atuais em estilos antigos. Abaixo, ela pega a música Dragostea Din Tei e canta ao estilo Folk Romeno (acredite se quiser, esta música é a mesma música que inspirou a música Festa no Apê, cantada por Latino no Brasil).


Cheap Thrills (Sia) - Robyn Adele Anderson


Robyn Adele também fez um trabalho incrível cantando a música Cheap Thrills da Sia num estilo de Valsa Circense. E então você vai perceber que as músicas circenses se enquadram totalmente no estilo folk, uma vez que as companhias circenses percorriam a Europa de canto a canto, incorporando ao seu quadro os artistas de rua, com seu estilo musical popularesco.


The Cranberries - Will You Remember


O mesmo estilo circense e teatral encontramos nesta música da banda Cranberries.



Conhece algum outro exemplo de música folk interessante? Deixe nos comentários deste post.

 

Ronaud Pereira

Publicado em www.ronaud.com/arte/musica-folk/